Meus amigos, minhas amigas, definitivamente estamos trazendo ao conhecimento de todos uma informação que já era do meu conhecimento, mas que, por uma questão de discrição e respeito, não havia sido revelada. Refiro-me ao nome do secretário que deixaria o governo da prefeita Sheila Lemos.

Hoje pela manhã, em conversa com o secretário Luiz Fernando, da SECOM, ele me disse: “Estou saindo da casa da prefeita Sheila, onde conversávamos sobre a transição e a passagem do cargo para o meu substituto.” Luiz deixará a SECOM no próximo dia 30 de junho.

É evidente que jamais perguntei a Luiz quem o substituiria — e ele também jamais me responderia. Deixo claro: não conversei com Luiz sobre o nome do seu sucessor. Esse é um papel exclusivo da prefeita Sheila. Nem em off perguntei. Não ousei fazê-lo. E reitero: ele também não me responderia.

Luiz deixa o cargo após dois anos à frente da Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista. Aqui, ele conquistou, primeiro, os seus colegas. Já contava com a confiança da prefeita, que se tornou também sua amiga. Ganhou a confiança do grupo e do governo de Sheila Lemos. Trabalhou ao lado de colaboradores leais, que o reconhecem como um grande colega de profissão.

Luiz relutou. Gostaria muito de continuar em Vitória da Conquista. Mas há momentos na vida em que não nos pertencemos. Luiz, como eu, como tantos de nós, tem a família como referência. Estava distante da esposa, da filha, e é claro que, para estar completamente feliz, a presença deles aqui seria fundamental.

Paralelamente, Luiz foi convocado — convidado pela atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos — a retornar àquela Casa, onde já desempenhou um papel importantíssimo, para reassumir a comunicação institucional da ALBA.

Enfim, Luiz decidiu deixar Vitória da Conquista, cidade pela qual nutre carinho e onde já fazia planos para residir. Mas esta cidade estará sempre de portas abertas para ele. Luiz construiu aqui não apenas relações profissionais, mas amizades verdadeiras.

Agora, a prefeita Sheila Lemos indicará seu novo secretário de Comunicação. E não precisa que ele seja melhor que Luiz — basta que seja igual.