:: 26/jun/2025 . 18:48
Um ilustre secretário da prefeita Sheila Lemos deverá deixar o governo. Trata-se de um notável quadro, mas ainda não devo declinar o nome.
Quando menos se espera, na política, surgem fatos novos que nos surpreendem, e acabamos precisando fazer uma verdadeira ginástica de raciocínio para entender o que está por trás. A manchete é clara: trata-se de um nome que goza da inteira confiança da prefeita Sheila Lemos — e a recíproca é verdadeira. Eles se respeitam, se admiram, têm afinidade política. Um quadro notável do governo, sem dúvida alguma, que reputo como um dos mais preparados entre os homens e mulheres que compõem a equipe da prefeita.
A política é dinâmica. Já dizia um experiente político mineiro: “política é como nuvem — muda de lugar a todo instante”. E, assim, fui apanhado de surpresa. Até porque, há apenas três dias, todos vimos a sintonia, o entrosamento dentro do governo.
Mas não quero dizer com isso que a possível saída desse secretário implique ruptura. Não creio. Tenho quase certeza de que se trata de uma decisão amigável, conjunta, e — quem sabe — até estratégica, com os olhos voltados para o futuro da prefeita Sheila Lemos. Afinal, ela tem se revelado uma articuladora política excepcional. Embora muitos não acreditassem em seu potencial de liderança, ela deu conta do recado. Politicamente, mostrou força. Como gestora, passou de ano — e surpreendeu muita gente. :: LEIA MAIS »
São João em Condeúba preserva as tradições de uma cultura que está impregnada no meio do povo. Cada lar, cada rua, sítios e fazendas reverenciam a maior e melhor festa do Nordeste.
Nós presenciamos uma verdadeira celebração nordestina — a maior festa que o sertanejo, o caatingueiro, o nordestino comemoram com alma e coração. É a festa dos santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Uma manifestação rica em cultura, fartura e sentimentos que tomam conta de todos — das pessoas mais simples às mais abastadas.
É uma mistura de gente, de histórias, de tradições que se entrelaçam. Uma festa que, mais do que o Natal, mais do que o Carnaval — sim, muito mais — tem o poder de unir as pessoas num só sentimento. O país inteiro volta seus olhos para o Nordeste, para essa expressão de alegria, pertencimento e gratidão pela vida.
É o tempo em que a sanfona chora, a zabumba pulsa, o triângulo repica, e o cantador leva emoção a cada canto. É tempo de forró, de fogueira, de quadrilha, de comidas típicas. E aqui no Sudoeste da Bahia, cada cidade fez questão de manter essa chama acesa: Tremedal, Jânio Quadros, Piripá, Anagé, Guajeru, Itapetinga, Itambé, Jequié e Vitória da Conquista — que, aliás, realizou o maior São João da sua história com o Arraiá da Conquista no Parque de Exposições. :: LEIA MAIS »
- 1