Vitória da Conquista vem caminhando firmemente para a condição de cidade turística. Temos o privilégio de desfrutar de um clima aprazível, que talvez seja um dos principais motivos para que o nome da nossa cidade seja falado em todos os cantos da Bahia e, também, por visitantes de outros estados. O nosso clima é gostoso, com temperatura amena e agradável durante todo o ano.

A belíssima Serra do Marçal é um exemplo do nosso potencial. Ela precisa, é verdade, ser mais explorada, mas já começa a se tornar motivo de visitação por parte dos conquistenses e de quem viaja para o sul do estado, fazendo uma parada estratégica no mirante da Pamonha do Marçal, com sua vista deslumbrante.

Temos uma tradição em grandes festas que atraem turistas de diversas regiões. A antiga micareta, que no passado foi o principal evento festivo da cidade, chegou a reunir mais de 150 mil pessoas por noite nas ruas. Retornou agora em outro formato. O Festival de Inverno Bahia é, sem dúvida, um dos maiores festivais musicais do Brasil. O Conquista Moto Rock já consta do calendário nacional e é reconhecido como um dos eventos mais organizados e prestigiados do país.

Os eventos religiosos também são destaques. Temos a Semana Espírita, a Marcha para Jesus, dos evangélicos, e a tradicional festa católica em louvor à nossa padroeira, Nossa Senhora das Vitórias.

Agora, Vitória da Conquista assume definitivamente sua condição de cidade com um dos principais São João da Bahia. O Arraiá da Conquista, este ano transferido para o Parque de Exposições, já é motivo de euforia tanto para os conquistenses quanto para os turistas que nos visitarão.

Além disso, a cidade oferece locais belíssimos para visitação. O Cristo de Mário Cravo, quase completamente revitalizado, merece a visita de todos. O Parque Lagoa das Bateias é um equipamento entregue pela Prefeitura que encanta pela beleza. O Poço Escuro, este sim, precisa de revitalização, mas continua sendo um espaço de grande potencial. No centro da cidade, temos a Catedral das Flores e o Orquidário Zilda Guzmão, locais que encantam moradores e visitantes.

Vitória da Conquista já se insere, na prática, no mapa turístico brasileiro, e é certo que essa realidade só tende a se consolidar e crescer. A cidade está pronta para receber bem a todos.