Antigo aeroporto Otacílio de Figueiredo pode deixar de ser ruínas e se tornar um importante equipamento. Prefeita Sheila se reuniu com representantes do Governo.
Caros leitores, todos nós lembramos da grita constante em nossa cidade, Vitória da Conquista, e também em toda a região sudoeste, pedindo com urgência que as autoridades dessem atenção ao antigo aeroporto Otacílio de Figueiredo, que durante anos atendeu a nossa cidade e a vasta região ao seu redor.
Vale lembrar que, durante muito tempo, os olhos de empresários e visitantes de diversos estados do Brasil se voltavam para Vitória da Conquista. No entanto, muitos acabavam desistindo da viagem, pois o nosso antigo aeroporto não tinha condições adequadas para receber grandes aeronaves. Havia, ainda, uma dificuldade muito grande para pousos em dias de chuva ou com forte neblina.
Com o tempo, houve uma tentativa de recuperação daquele espaço, o que chegou a trazer mais dignidade ao equipamento. Mas, de forma simultânea, começaram também os pedidos por um novo aeroporto. Ficamos sem entender: estavam recuperando um aeroporto e, ao mesmo tempo, pedindo outro. Não seria mais racional dar continuidade às obras de melhoria que já estavam em andamento?
Ainda assim, o novo terminal foi inaugurado e, logo em seguida, veio o novo aeroporto, que recebeu o nome de Glauber Rocha. Um contrassenso. Um absurdo. Uma prova incontestável da falta de planejamento.
Hoje, o antigo aeroporto está entregue ao mato. É uma verdadeira ruína. Felizmente, ainda resiste com alguma utilidade, pois abriga o Corpo de Bombeiros. Mas agora, finalmente, vemos uma movimentação por parte da Prefeitura. A prefeita Sheila Lemos se reuniu com representantes do Governo do Estado com o objetivo de transformar aquela área em um grande equipamento público que atenda às necessidades da cidade e da região.
O projeto foi apresentado com o nome de Master Plan. Esse nome pomposo pode, quem sabe, representar um grande centro administrativo — ou algo semelhante. Sinceramente, ainda não sabemos o que de fato será implantado ali. Mas já podemos considerar a notícia como importantíssima.
Só esperamos que isso não se resuma a uma reunião em torno da mesa, sem que se concretize, de fato, uma obra à altura da importância daquele terreno. Um espaço extenso, bem localizado, e com um potencial enorme para contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade.
Vamos torcer para que, na prática, o projeto se concretize — e que ele traga benefícios reais para Vitória da Conquista e toda a região.
Acredito que seja importante o aproveitamento deste espaço. Um Centro Administrativo abrigando todos as secretarias e os respectivos setores, seria perfeito. Além da organização, ainda resultaria em grande economia para o município.