O vice-prefeito de Vitória da Conquista, Dr. Aloísio Alan, esteve nesta semana em Brasília representando a prefeita Sheila Lemos em uma importante reunião com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Em pauta, mais uma vez, a grave situação da BR-116 (Rio-Bahia) e a cobrança por soluções urgentes.

Durante a reunião, Dr. Alan foi firme ao defender a população conquistense e da região sudoeste. Ele destacou que discutir apenas a concessão da rodovia é insuficiente diante do cenário de calamidade que se impõe há anos. Para ele, é hora de ações concretas e imediatas.

“O que se vive hoje na Rio-Bahia é uma tragédia anunciada. Não se trata apenas de falar de concessão para daqui a 20 ou 30 anos. É preciso, com urgência, iniciar a construção de viadutos e passarelas nas áreas urbanas da rodovia, especialmente no perímetro de Vitória da Conquista, onde vidas continuam sendo perdidas de forma absurda”, enfatizou.

Dr. Alan citou os deputados Leo Prates, Waldenor Pereira, Jorge Solla e o prefeito de Jequié como presentes e comprometidos com a causa. Ele também fez uma analogia contundente, que ganhou atenção na reunião:

“É como se alugássemos uma casa a um inquilino que, além de não pagar o aluguel, ao sair, ainda processa o proprietário exigindo 100 meses de pagamento. Isso é o que a Via Bahia está fazendo com o povo baiano. Quem não cumpriu o contrato está sendo premiado com uma indenização bilionária. Isso é inaceitável!”

A fala do vice-prefeito sintetiza o sentimento de indignação de toda uma região que já não suporta mais a inércia do poder público federal diante de um problema que compromete a mobilidade, a segurança e o desenvolvimento do sudoeste baiano.

A expectativa agora é que a pressão política e o clamor popular surtam efeito. Como bem destacou Dr. Alan: “Não dá mais para esperar”.