José Maria Caires reforça apelo por duplicação da Rio-Bahia: é hora de unirmos forças pelo que é urgente e necessário
Pode até parecer insistência, ou que estamos provocando uma espécie de cansaço nos leitores e ouvintes ao voltarmos tantas vezes a esse tema. Mas a verdade é que não podemos, em hipótese alguma, deixar cair no esquecimento a luta pela construção de viadutos e passarelas no perímetro urbano de Vitória da Conquista.
Foi a partir do movimento Duplica Sudoeste que a cidade verdadeiramente despertou para essa urgência, e por isso não podemos ignorar a relevância de cada voz que se levanta para fortalecer essa pauta.
Publicamos, recentemente, as falas da vereadora Lara Fernandes, que apresentou, com firmeza, a necessidade de articulação política e mostrou o exemplo de Juazeiro, onde uma bancada unida conseguiu garantir mais de R$ 180 milhões para obras estruturantes. No domingo, o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, também se manifestou com clareza, cobrando atenção dos governos estadual e federal.
Agora, o empresário José Maria Caires, liderança incansável do movimento Duplica Sudoeste, nos envia suas ponderações. Ele entende que o momento agora é de foco total no DNIT, órgão que pode ser o canal direto para viabilizar as obras que tanto reivindicamos.
É hora de agir com estratégia. Uma sugestão que deixamos aqui, com o objetivo de buscar soluções concretas, é a realização de uma nova mesa de diálogo com a presença da prefeita Sheila Lemos, da direção do Duplica Sudoeste, da Câmara de Vereadores como um todo, dos deputados estaduais e federais votados em Conquista, e, fundamentalmente, dos prefeitos dos municípios vizinhos, que também são impactados pelo caos logístico e pelas tragédias recorrentes na BR-116.
Unidos, seremos mais fortes. E somente com união verdadeira, sem vaidades e sem divisões partidárias, é que conseguiremos ser ouvidos — e atendidos.
Leia o que diz José Maria Caires:
O IMBRÓGLIO DUPLICAÇÃO
Após audiência pública da ANTT, mais incertezas afloraram, todavia, no afã de obter resultados imediatos, começaram surgir as sugestões, uns querem sinalizações semafórica ao invés de viadutos, outros acham que as rotatórias alongadas resolvem e tem os que querem os VIADUTOS como definitivo, é nesse grupo que me incluo.
Essa divisão de prioridades enfraquece o movimento DUPLICA SUDOESTE, porém nem tudo esta perdido.
A nova concessão está num novo formato, precisando de alguns ajustes como por exemplo a NÃO ampliação das praças e valores dos pedágios, mas enfim, é o que temos posto.
Até que a nova concessionária chegue, pode demorar anos, temos obras emergenciais e que são possíveis serem feitas com o DNIT, vou repetir novamente:
1 – DUPLICAÇÃO DO TRECHO ENTRONCAMENTO DE BELO CAMPO ATÉ PLANALTO e
2- CONSTRUÇÃO DOS VIADUTOS.
De onde poderão vir os recursos:
1-Do orçamento do Ministério dos Transportes;
2-Das emendas de bancada e
3-Do BRICS cuja presidente é Dilma Rousseff, e o banco financia, projetos de infraestrutura de transportes.
Portanto vamos nos unir e fazer o definitivo e não improvisar, o DNIT agora é o nosso foco, até que venha a nova concessionária.
JOSÉ MARIA CAIRES
DUPLICA SUDOESTE