Cidades como Alagoinhas, Camaçari, Juazeiro e a nossa Vitória da Conquista estão na mira da Neoenergia Coelba. A empresa fará uma ação firme contra a atuação irregular de provedores de telefonia e internet. Portanto, os clientes dessas provedoras fiquem atentos, pois são muitas as que atuam em nossa cidade e, segundo a Coelba, muitas operam de forma irregular, não cumprindo as normas, realizando trabalhos que poderíamos chamar de clandestinos e que, na verdade, colocam em risco, inclusive, a população, com possibilidades de incêndios, já que há fiação instalada de forma incorreta.

Sem dúvida alguma, essa é uma preocupação legítima da Coelba, e precisamos, inclusive, aplaudir esse tipo de atitude. É preciso que a cidade compreenda a importância dessa ação. Muitas vezes vemos como fica feio o visual urbano, com postes abarrotados de fios, muitos deles caídos ao chão. Conforme a Coelba informa, isso ocorre, em parte, por causa dos provedores de telefonia e internet que atuam de forma irregular.

A matéria completa vocês leem a seguir, porque entendemos se tratar de uma ação mais do que necessária:

Neoenergia Coelba realiza Operação Gatonet em Camaçari, Alagoinhas, Juazeiro e Vitória da Conquista na próxima semana

Provedores de telefonia e internet que estiverem irregulares terão os seus cabos removidos pela distribuidora

Objetivo da ação é garantir a segurança da população e diminuir a poluição visual nos municípios

Dando continuidade às ações de combate aos cabos irregulares de telefonia e internet na Bahia, a Neoenergia Coelba realizará a Operação Gatonet nos municípios de Camaçari, Alagoinhas, Juazeiro e Vitória da Conquista na próxima semana. Em Salvador, a ação acontecerá na Estrada das Barreiras. Os provedores não autorizados ou que estiverem com a fiação irregular terão os fios removidos pela distribuidora.

O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.

Para evitar que seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de possam se regularizar. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as provedoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.

Responsabilidades

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.