Professor Durval Menezes recebe homenagem da Academia de Cultura da Bahia
O renomado historiador, professor e memorialista Durval Menezes foi agraciado com uma honraria concedida pela Academia de Cultura da Bahia, em reconhecimento à sua trajetória dedicada à preservação e disseminação da história de Vitória da Conquista e da região.
A entrega da honraria, delegada pelo presidente da Academia, Benjamin Batista, foi realizada em nome da instituição por três ilustres conquistenses:
• Dr. Armênio Santos, figura destacada na área cultural de Vitória da Conquista;
• Beto Magno, cineasta e também conterrâneo de Durval;
• Allan De Card, renomado artista plástico.
Trajetória de Durval Menezes
Durval Menezes é reconhecido como um dos mais importantes historiadores e memorialistas de Vitória da Conquista. Ex-secretário de Educação durante o governo de Nilton Gonçalves, na década de 1970, ele se destaca por sua atuação como educador e difusor da história local.
Diariamente, o professor Durval compartilha seus profundos conhecimentos sobre fatos históricos da cidade, da região e do Brasil, seja em áudios, textos ou palestras, cativando todos que têm interesse em conhecer a rica história da terra conquistense.
A Homenagem
Impossibilitado de se deslocar até Salvador devido a um tratamento de saúde, Durval recebeu a honraria em sua cidade natal. O gesto dos representantes culturais locais não apenas simbolizou o respeito da Academia, mas também reforçou o apreço da comunidade de Vitória da Conquista pelo trabalho incansável do professor em resgatar e preservar a memória de sua terra.
Uma Contribuição Inestimável
A homenagem da Academia de Cultura da Bahia reconhece não apenas o legado do professor Durval Menezes, mas também a sua contribuição diária para a construção de uma sociedade mais consciente de sua história e de seus valores.
Durval Menezes, com sua dedicação e paixão, continua a inspirar as gerações presentes e futuras, sendo um verdadeiro patrimônio da cultura conquistense.
Leiam a nota na íntegra:
“O historiador e professor Durval Menezes é um grande pesquisador de personagens que tiveram ou têm prestado relevantes serviços a Vitória da Conquista e região.
Embora nunca tenha sido aliado político do ex-prefeito Pedral Sampaio, este, reconhecidamente, um verdadeiro líder e mito, Mestre Durval escreveu, ainda assim, a principal biografia de Pedral. O ex-prefeito, por sua vez, mantinha a obra em sua cabeceira e costumava dizer aos familiares e amigos: “O professor Durval traduziu, como ninguém, minha vida e obra, considerando o que me foi possível fazer por minha gente. Obrigado, ilustre professor.”
Durval Menezes foi secretário de Educação do destacado município durante o governo do saudoso jurista Dr. Nilton Gonçalves, conhecido por sua atuação no Direito Penal e por ser idealizador e apoiador do CEUSC (Centro de Estudos Universitários e Secundaristas de Conquista), no início da década de 1970. O CEUSC concedeu inúmeros benefícios a estudantes que, mais tarde, se tornaram cidadãos e cidadãs de destaque, como os doutores Rozendo Ferreira Neto e Benjamin Batista de Macedo Filho. Embora nascidos em Euclides da Cunha, ambos tornaram-se conquistenses de coração.
Rozendo, inclusive, foi responsável por redigir a ata de criação do CEUSC, contando com o apoio vital do professor Durval Menezes e do Dr. Orlando Leite Filho.
Nas fotos, os ilustres confrades entregam o diploma de Membro Honorário da Academia de Cultura da Bahia, concedido ao professor Durval Menezes, eleito por unanimidade. Este gesto, além de reconhecer a notável trajetória do professor, reflete o reconhecimento do sodalício baiano, certamente com o aval da Academia Conquistense de Letras, que envia congratulações ao nobre e destacado professor conquistense.
Salvador, 17.01.2024
Benjamin Batista, presidente”
Parabéns Professor Durval Meneses! O Sr. É merecedor amigo
Um reconhecimento muito merecido feito pela Academia de Cultura da Bahia.
Durval Menezes faz parte de um restrito grupo de memorialistas que temos.
É pesquisador e profundo conhecedor da história e da cultura de Conquista e da região.
Parabéns, Durval. Que você continue nos bridando com seu conhecimento e que muito se esforça para não deixar cair no esquecimento os fatos e personalidades marcantes que contribuíram com a história e grandeza de Conquista.
Durval Menezes e Dr. Rui Medeiros. Não sei se eles já receberam um reconhecimento feito pela Câmara Municipal e pela UESB, se não receberam, está na hora de receberem.
Precisamos reconhecer e valorizar quem dedicou uma vida preservando a memória de nossa Joia do Sertão Baiano.