Faleceu hoje, em
Brasília, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Lavenère Machado, figura histórica e de grande importância para a democracia brasileira.

A informação foi compartilhada pelo ilustre advogado Maurício Vasconcelos, natural de Brumado, com fortes laços com Vitória da Conquista, onde estudou e iniciou sua trajetória na advocacia, tendo sido próximo de personalidades políticas como J. Pedral, Coriolano Sales e Raul Ferraz.

Marcelo Lavenère, além de ser um brilhante jurista, ficou marcado na história do Brasil ao ter sido coautor do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, ato que representou um marco na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

O seu legado de coragem e compromisso com a justiça permanecerá como exemplo para toda a advocacia e sociedade brasileira.

Enviamos nossas condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão, destacando o impacto de sua trajetória para a história do país e o fortalecimento da democracia.

Que descanse em paz.