Governador Jerônimo Rodrigues determina ação rigorosa para restabelecer a paz em Jequié
Conforme noticiado anteriormente sobre o grave cenário de violência que assolou a cidade de Jequié no último final de semana, uma nova mobilização de segurança foi determinada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ele acionou o comando da Polícia Militar e determinou medidas firmes para restabelecer a ordem e a segurança na Cidade Sol.
Atendendo à determinação, as forças de segurança do sudoeste baiano, incluindo a Polícia Militar e a Polícia Civil, já estão atuando no município. Sob a liderança do comandante-geral da PM, Coronel Coutinho, as operações têm sido intensificadas com o compromisso de devolver a tranquilidade à população.
O Coronel Coutinho destacou a importância de um esforço conjunto entre autoridades e a comunidade local, afirmando: “Prefeito, preciso da parceria das autoridades e de toda a sociedade local.”
A presença policial reforçada busca conter a escalada de violência e devolver aos moradores a segurança necessária para o convívio social.
Busca pela Normalidade e Paz
A situação em Jequié reflete uma preocupação generalizada com a violência em diversas partes do país. No entanto, o objetivo das forças de segurança é garantir que os cidadãos voltem à sua rotina com maior tranquilidade. Embora a erradicação completa da violência seja um desafio complexo, a expectativa é de que as medidas adotadas resultem em avanços significativos para a segurança pública.
O desejo da população, tanto em Jequié quanto em todo o estado, é claro: poder trabalhar, estudar, criar seus filhos, os professores ministrarem suas aulas e os jovens usufruírem de momentos de lazer com segurança e dignidade.
A ação coordenada do governo estadual, aliada ao reforço das operações policiais e à colaboração da sociedade civil, representa um passo essencial para devolver a paz e a ordem à Cidade Sol.
Segue nota oficial da Polícia Militar da Bahia:
“Operação Hórus reforça combate à violência em Jequié
Atendendo à determinação do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, por meio excelentíssimo Senhor Coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, lançou na última segunda-feira (6), na Praça da Igreja da Matriz, a Operação Hórus em Jequié. A operação tem como objetivo intensificar o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico de drogas, armas de fogo e outras práticas criminosas.
O evento contou com a presença do Comandante Geral da Policia Militar Coronel PM Paulo Coutinho, do Subsecretário de Segurança Pública, Marcel Oliveira, do Comandante do CPR-SO, Coronel PM Paulo Guimarães, e da Delegada Rogéria Araújo, Diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), além de representantes da Polícia Civil, da Seap e do Prefeito Zenildo Brandão.
A operação, que segue por tempo indeterminado, partiu da SSP e está mobilizando tropas do Batalhão de Polícia de Choque, BPatamo, Cipes Central, Cacaueira e Sudoeste, CIPT Sudoeste, Esquadrão Falcão, 19º Batalhão e Grupamento Aéreo (Graer). Com ações estratégicas e integradas, a PMBA reafirma seu compromisso em seguir firme na missão de proteger a população e reduzir a criminalidade.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!”