Ginásio de Esportes Raul Ferraz: a história é de muita luta. E continua! São mais de 20 anos fechado. O propósito da administração é reabri-lo.
A história da construção do Ginásio de Esportes Raul Ferraz é cheia de capítulos. Foram momentos de muita luta, enfrentamentos, sessões extraordinárias na Câmara de Vereadores, inauguração com as seleções brasileiras de basquete e vôlei, shows com Lulu Santos, Luís Gonzaga, Chiclete com Banana, Paralamas do Sucesso, entre outros. O barulho ensurdecedor dos Jogos Estudantis, Copas Abertas com equipes de empresas da cidade, Jogos Abertos do Interior, Gincana Massicas, Convenções Partidárias, Celebrações Religiosas – ali já aconteceu de tudo. Infelizmente, aquela grande estrutura, construída com recursos do tesouro municipal em 1980, se transformou em um cemitério silencioso, abandonado, um crime cometido contra a nossa juventude esportiva. E não apenas contra ela, o crime atinge toda a cidade.
São mais de duas décadas de total abandono. Felizmente, a atual gestora do município reage e pretende devolver aquele extraordinário equipamento à nossa comunidade. No entanto, fomos surpreendidos com uma notícia preocupante: atos de vandalismo ameaçam atrapalhar o andamento das obras. Veja a nota a seguir:
Mesmo em reforma, ações de vandalismo continuam acontecendo no Ginásio de Esportes Raul Ferraz
Com a primeira etapa das obras prestes a ser finalizada, o Ginásio de Esportes Raul Ferraz foi alvo de uma ação de vandalismo ocorrida neste final de semana, onde a parte recentemente pintada das paredes do ginásio foi marcada com pichações.
As pichações aconteceram na sexta-feira (19) e também no sábado (20) e, segundo os trabalhadores do local, a autoria é de uma mulher que alegou sofrer transtornos mentais. A Guarda Municipal foi acionada e medidas estão sendo estudadas para coibir tais ações.
O Ginásio de Esportes não foi o único equipamento municipal vandalizado. No início desta semana também foram constatadas depredações e pichações no Ginásio da Escola Municipal Frei Serafim, localizado no bairro Senhorinha Cairo. Lá, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já deu início ao processo de reforma.
A Prefeitura e a Coordenação Municipal de Esportes reiteram o importante papel da população quanto à manutenção e o correto uso dos equipamentos públicos em toda a cidade.
Revitalização do Ginásio de Esportes Raul Ferraz
O trabalho de revitalização do Raul Ferraz foi dividido em duas etapas, sendo a primeira voltada para a parte externa e a segunda, voltada à estrutura do ginásio. Após quase duas décadas sem passar por reformas significativas (sendo a última no ano de 2007), o espaço interno do Ginásio de Esportes Raul Ferraz encontra-se atualmente fechado para o público em geral, em cumprimento às determinações do Corpo de Bombeiros.
Já estão em vias de serem concluídas e entregues à população os campos de futebol, parque infantil, quadras de vôlei e futevôlei, pista de skate e uma arena com gramado sintético.
Para a segurança dos usuários, as torres de iluminação foram substituídas por luminárias de LED e está sendo montada uma sala onde a Guarda Municipal monitorará todo o espaço com o auxílio de câmeras.