:: 19/out/2022 . 11:21
Ontem, 18, Dia do Médico, filho de conquistense ilustre é homenageado
Natural de Pedra Azul-MG, foi na Bahia que o Dr. Ernane Gusmão construiu toda a sua vida. Enquanto criança, mudou-se com a família para Vitória da Conquista e, posteriormente, para Salvador.
Concluiu o curso de medicina, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 1964, sendo orador da turma. Especializou-se no Setor de Rim e Eletrólitos, aprofundando os seus conhecimentos em Nefrologia Clínica, biópsias renais, diálises (peritoneal e hemodiálise) e arteriografia.
Em 1968, vinculou-se ao corpo docente da Faculdade de Medicina. Neste mesmo ano, Dr. Ernane coordenou a primeira hemodiálise das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, realizada no Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, em um paciente com lesão renal aguda.
Em 1972, criou o setor de hemodiálise do Hospital Português. Ainda neste ano, também deu início, no Hospital Universitário, ao primeiro programa crônico de hemodiálise da Bahia. Ao longo da carreira, auxiliou diretamente a implantação dos serviços de nefrologia e diálise em diversas clínicas, públicas e particulares, por todo o estado, contribuindo diretamente para a expansão das atividades, principalmente no interior da Bahia. :: LEIA MAIS »
Dudu Ferraz, que alegria revê-lo, amigo, você e sua trupe!!
Faz um bom tempo que eu não via o meu amigo Durval Ferraz, o Dudu, aliás, o mesmo tempo, talvez, que eu não via as minhas queridas Sheila e Thayane Ferraz, as irmãs que me ajudaram muito no Massicas nos anos 90, e por isso o último domingo foi muito bom para mim, matei a saudade e batemos altos papos, relembramos de muitas coisas boas, inclusive, dos anos dourados da Miconquista. E pudemos observar o olhar curioso e os ouvidos antenados de Henrique Ferraz, impressionado com a nossa alegria, talvez querendo experimentar um pouco daquilo que vivemos e que o tempo não consegue apagar.
Não estava programado, foi por acaso, mas assim é que é bom, sem ensaio.
O registro foi no Bem Sertanejo!
Valeu, galera!
- 1