“Heleusa Câmara merece todas as homenagens, todas as honrarias que Conquista e a Bahia queiram prestar-lhe”, afirma o historiador Durval Menezes
“Bom dia, meu caro Massinha!
O Colégio Luís Eduardo, como você já noticiou, vai deixar de se chamar Luís Eduardo e se chamar Heleusa Câmara.
Eu convivi com Heleusa, eu fui colega de ginásio de Heleusa e tenho escrito alguma coisa sobre ela, inclusive, no Memorial Heleusa Câmara. Quando completou o aniversário dela, eu fui convidado pela família pra escrever um texto sobre Heleusa, também fui convidado pela família para escrever a biografia de Heleusa. Ela tem, sem dúvidas nenhuma, muitos parentes intelectuais, escritores, mas eu recebi o convite através da pessoa que hoje substitui Heleusa no Memorial Heleusa Câmara. Não vou escrever porque não tenho condições em função da minha saúde, mas Heleusa merece todas as homenagens, todas as honrarias em Vitória da Conquista.
Sem medo de errar, e você pode assim pronunciar, Heleusa até o último dia que estava viva era a mulher mais culta de Vitória da Conquista. Heleusa era uma das pessoas mais inteligentes da comunidade conquistense, uma das pessoas mais educada e civilizada em Vitória da Conquista. Ela estava acima de todos nós outros, a sua inteligência, o seu caráter, a sua visão de mundo atual, de progresso e desenvolvimento, pensava acima de todos nós.
Heleusa foi a primeira mulher a se tornar a presidente da Academia Conquistense de Letras do interior da Bahia, Heleusa na UESB tornou-se um mito, como professora, como educadora, como mulher de cultura e, acima de tudo, como pessoa.
Heleusa foi professora com mérito da UESB e vice-reitora. Heleusa criou o programa cultural Proler e era convidada constantemente para fazer palestras nas mais famosas universidades do Brasil, então, tudo que é possível fazer por Heleusa homenageando é mais do que válido.
A UESB, a universidade é hoje uma das melhores do nordeste, a lei não permite e jamais poderá acontecer, mas se tivesse que mudar o nome da UESB, merecidamente seria Heleusa Câmara. Só que isso não pode, a lei não permite e por uma questão de inteligência jamais alguém poderá sugerir isso, mas também não se pode castrar, tirar, eliminar, cassar o nome de um cidadão como Luís Eduardo Magalhaes, tirando-lhe o nome e que agora passou a chamar oficialmente professora Heleusa Câmara.
Eu jamais votei em Luís Eduardo Magalhães por questão de princípio, mas Luís Eduardo era o lado bom da família. No Congresso Nacional foi o político de maior prestígio dos últimos tempos pela sua capacidade de comunicação, pela sua inteligência, pela sua habilidade política. Ele convivia no Congresso com todas as correntes políticas, não foi por menos que o próprio Fernando Henrique Cardoso, que na época estava com muito prestígio, quis lançar Luís Eduardo a presidente da república, e provavelmente seria eleito, pela sua inteligência, pela sua capacidade, pelo seu brilhantismo, pelo seu carisma. Tudo de político moderno e de qualidade Luís Eduardo possuía, então quando deram o nome a ele Luís Eduardo Magalhães nesse colégio, porque ele tinha seus méritos, então não justifica tirar nomes.
Quem fazia isso no passado era o nazismo, os nazistas tiravam nomes de prédios públicos, instituições, destruía estátuas, monumentos, substituíam por outros, os nazistas faziam isso. Então isso foi ao meu ver, uma jogada rasteira de politicagem, Heleusa jamais concordaria com tal atitude, porque ela pensava grande, ela era inteligente, ela era uma pessoa que estava acima da mediocridade.
Conquista é uma cidade grande, Conquista é uma cidade que cresce, Conquista é uma cidade dinâmica. Heleusa teria oportunidade de receber outras homenagens até superiores a essa, de um nome de um colégio, esse colégio é sem dúvida nenhuma um dos melhores colégios do interior da Bahia.
Massacraram, difamaram, destruíram o ensino público brasileiro, na Bahia e em Conquista, mas esse colégio é um dos melhores do interior da Bahia, ele está no mesmo nível, em qualidade de ensino, ao Oficina, a Sacramentinas, é um colégio de excelente qualidade, está localizado na Avenida Olívia Flores, de localização geográfica privilegiada, por ali passam centenas de professores, milhares de estudantes.
Volto a dizer: Heleusa era a pessoa mais culta, uma das mais inteligente da nossa comunidade, merece todas as homenagens, todas as honrarias que a comunidade de Conquista e da Bahia queiram prestar-lhe”.
Parabéns amigo Durval! Luís Eduardo além de um grande deputado, era respeitado por tds( inclusive os inimigos do pai)!