IMG-20201006-WA0005

Foi assustador a coluna de fumaça que foi vista de toda a cidade no último sábado quando a Lagoa das Bateias ardeu em chamas, mas graças à Deus, com a intervenção imediata da Defesa Cicil, Secretaria de Meio Ambiente e, claro, com a presença salvadora, sempre, do Corpo de Bombeiros, o fogo foi debelado e foi evitada uma tragédia muito maior.
O prefeito do município de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, ao dirigir-se à população chegou a admitir que “é muito provável que foi intencional, mas, se Deus quiser, e Ele quer, iremos recuperar tudo”.
O Tenente Ramos foi o nosso entrevistado ontem no programa Agito Geral e ele disse que não foi o único caso que a corporação atendeu. “Tivemos outros casos, felizmente, sem vítimas, que é o nosso objetivo principal: salvar vidas”, diz Ramos, esposo e pai, visivelmente emocionado quando pontuei que o Corpo de Bombeiros é uma das mais respeitadas e queridas instituições do país.
“O Major Valdir não veio, conforme prometera. Ele tem uma missão amanhã cedo fora da cidade”, reforçou o que o titular me dissera durante à tarde em mensagem enviada ao meu celular: “estarei seguindo amanhã (hoje) logo cedo para Guanambi, a região está enfrentando problemas também. Ramos vai nos representar no seu programa”, desculpou-se o Major Valdir.
Vitória da Conquista está muito seca, o intenso calor que está fazendo favorece as queimadas, a vegetação seca é um convite aos incêndios, quase sempre provocados pelo homem de forma proposital ou, no mínimo, irresponsável. “Apenas 6% dos incêndios acontecem por outros fatores, raios, por exemplo. Os 94% é provocado pelo homem. São queimas de matas, pastagens, até o lixo do quintal da sua casa pode provocar um incêndio de grande proporção. O responsável sabe que é crime ambiental, só que falta consciência”, encerra o Tenente Ramos.
A Lagoa das Bateias Bateias está salva. Até quando?