:: 20/dez/2017 . 14:29
O Colégio Estadual Nilton Gonçalves em comemoração aos 80 anos de vida de Elomar Figueira, realiza projeto interdisciplinar inspirado em sua obra artística.
Texto: Ivana Lima e Silva
Do Planalto da Conquista ao Sertão: “Nas trilhas da Caatinga e nas curvas do rio Gavião”.
Inspirados pela poesia do cantador Elomar Figueira, percorremos as “curvas do ri Gavião” e estudamos o “campo branco”, a Caatinga, no município de Caraíbas.
“Pela sombra do vale do ri Gavião os rebanhos esperam a trovoada chover Num tem nada não tembém no meu coração Vô ter relampo e trovão Minh’alma vai florescer” Elomar Figueira
Exposição Literária, ambiental e fotográfica, inspirada na obra “Elomariana”
No âmbito cultural, realizamos a leitura interpretativa de músicas do poeta cantador Elomar Figueira. Realizando assim uma associação interdisciplinar ao nosso tema em estudo. Destacando aspectos geográficos, históricos, literários e biológicos. As letras das músicas são de uma valorização extrema ao sertão, a Caatinga. Desde a forma apropriada do vocabulário musical em que é respeitado o” dialeto” da região, a temas mencionados como: período de estiagem, tempo atmosférico, migração, nomes de árvores, episódios históricos locais e outros. Junto à Fundação Casa dos Carneiros, este é um projeto que tem a pretensão de continuidade para 2018. Uma iniciativa com o propósito de divulgar para os estudantes da rede pública o estudo da Cultura Brasileira através do “Arquivo Elomar Figueira Mello”. É o que nos indica Rossane Nascimento ( Assessora de Elomar e Executiva líder da Associação Cultural Casa dos Carneiros). :: LEIA MAIS »
Jeep Noel: Um caminhão de solidariedade!
Foi realizada mais uma edição do Jeep Noel em Vitória da Conquista.
Um grupo de empresários que curte aventuras, trilhas, água, lama, mas que tem muito amor no coração, fez a alegria de muitas famílias da zona rural doando cestas básicas, dando assim um exemplo de solidariedade.
São casais amigos que tornam a convivência um mutirão de amizade, carinho e fortalecem os laços familiares. :: LEIA MAIS »
Cátia Guimma amanhã na Tancredo Neves
A primeira entrevista que Cátia deu a uma rádio foi ao meu programa Massa da Mandioca, na Rádio Clube, quando funcionava na Praça Barão do Rio Branco.
Ela começava a cantarolar, publicamente ainda não tinha feito, só em casa para agradar e retribuir o carinho que sempre recebeu dos pais e, talvez, para mostrar aos tios Xangai e Bira que ela também tinha voz. E que voz! Linda! E continua linda, suave e muito gostosa de ouvir.
O tempo passou e aquela garotinha morena e talentosa passou a fazer parte da Banda Futuca, cantando ao lado de Leco Maia e animando os foliões em cima do trio elétrico no carnaval de Salvador. :: LEIA MAIS »
- 1