Estivemos no Parque de Exposições na última quinta-feira, participando de um grandioso evento, cuja abertura aconteceu no dia 27 e que chamou a atenção não apenas do nosso município, mas de toda a região Sudoeste. Jamais, em sua história, o nosso Parque de Exposições, encravado no coração da cidade, no centro da capital do Sudoeste baiano, havia sediado um evento com tamanha imponência, organização e nível de excelência.

O que mais impressionou foi o fato de se tratar de um evento nacional, que evidencia e valoriza a raça Mangalarga Marchador. À frente da Associação, está a distinta e elegante Cristiana Gutiérrez, presidente da entidade, que demonstrou encantamento com a receptividade recebida em Vitória da Conquista, tanto por parte do poder público, quanto da Câmara Municipal e da administração do Parque de Exposições.

Vieram expositores e competidores de diversas cidades do país, montando uma estrutura complexa e belíssima, que impressionou a todos. E o mais admirável: tudo oferecido gratuitamente à cidade, numa demonstração de apreço e generosidade para com o povo conquistense. O evento, além de divulgar o nome de Vitória da Conquista nacionalmente, valoriza o agronegócio e exalta a importância da raça Mangalarga Marchador, símbolo de elegância, força e tradição no campo.

O presidente Isaac Figueira, da Coopmac, expressou conosco a alegria e a satisfação de ter recebido e apoiado essa grande realização, e garantiu que o evento deverá se repetir nos próximos anos.

A entrada é gratuita, e quem for ao Parque de Exposições poderá assistir às competições dos belíssimos cavalos, saborear as iguarias do estado de Minas Gerais e desfrutar de uma gastronomia de altíssimo nível.

Parabéns ao Mangalarga Marchador, parabéns à Coopmac e parabéns a Vitória da Conquista, que mais uma vez demonstra ser referência regional em organização, hospitalidade e cultura equestre.

Leia a matéria enviada pela SECOM:

A abertura oficial da 18ª edição do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, ocorreu na note dessa quinta-feira (30), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

O evento segue até sábado (1º), com entrada gratuita para toda a população. O campeonato acontece de forma itinerante, e pela primeira vez está ocorrendo no interior da Bahia, com a presença de 479 animais de 198 expositores que estão representando, desde o dia 27, 14 estados do país.

CBM 2025

A presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez, explicou como a cidade foi selecionada para sediar o CBM 2025: “Nós sempre buscamos prestigiar e fomentar o Mangalarga Marchador em diferentes regiões do país. E nós optamos por Vitória da Conquista por ser uma região muito importante nesse cenário”. Ela destacou ainda a parceria com o Núcleo MM do Sudoeste da Bahia e da Coopmac, e agradeceu o apoio do Governo Municipal “É muito importante essa aliança com o poder público, isso colaborou para o sucesso do evento”, completou Cristiana.

A prefeita Sheila Lemos prestigiou o evento ao lado do vice-prefeito, Dr. Aloisio Alan, e de secretários municipais, e afirmou: “É uma comemoração maravilhosa. Estamos honrados em sediar esse evento tão importante, que acontece pela primeira vez no interior. Vitória da Conquista está sendo pioneira mais uma vez. É um evento de portas abertas para todos”.

O campeonato contou com a participação ativa do Núcleo do Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia. Para o presidente Fábio de Oliveira, essa é a realização de um sonho: “Nós assumimos o compromisso de sediar esse evento de projeção nacional, e só tenho a agradecer por todo o apoio recebido e à cidade por acolher o nosso evento”. Já o presidente da Coopmac, Isaque Silva, que cedeu o espaço para a realização, destacou sua alegria em prestar esse apoio. “Quero parabenizar a diretoria pela organização maravilhosa, estou muito satisfeito e espero que todos também estejam satisfeitos como o nosso Parque de Exposições”.

Outro parceiro do CBM é o empreendedor Afonso Costa, dono da Laut, responsável pelo planejamento da alimentação. “Esse evento é muito bom para todos os comerciantes da cidade. Eu me sinto privilegiado em participar, eu saí de Belo Horizonte para estar aqui. E essa união da paixão pelos cavalos, com a família e com o entretenimento é o significado desse evento. Vitória da Conquista é uma cidade maravilhosa, estou alegre em ver o evento cheio”.

Apaixonados por cavalos

Associado desde 1983, o criador do Haras NQ, Nelson Barros, foi homenageado na abertura e declarou que esse é o resultado do trabalho realizado. “A gente quer, cada dia mais, apoiar o homem do campo. Receber essa homenagem é o reconhecimento do que a gente vem fazendo pela agropecuária, esse é um espaço para mostrar aquilo que produzimos”.

Representante do Haras Recanto Real, do município baiano de Lagoa Real, Jairo Costa celebrou a oportunidade: “Pela primeira vez, Vitória da Conquista sedia este evento grandioso e nós, do sudoeste, somos uma região privilegiada na marcha picada. O evento está muito organizado, a tropa está maravilhosa e o desejo é que o CBM volte mais vezes aqui na região”.

Motivada pela tradição familiar, Anny Pinheiro, da Fazenda Bela Vista, de Jordânia, Minas Gerais, definiu a emoção que o campeonato traz: “É surreal a energia, é emocionante prestigiar a participação dos amigos e assistir de perto a classificação dos campeões. O sentimento que prevalece é a paixão por tudo isso”, finalizou.