Ontem, 29 de março, Sexta-feira Santa, os católicos de Vitória da Conquista cumpriram a tradição e subiram em penitência a rua do Cruzeiro até chegar ao Cristo de Mário Cravo, um símbolo de fé cristã e, sem dúvidas, o principal cartão postal da cidade.

A crença em Deus deve ser vivida, praticada todos os dias sem distinção, só que na Semana Santa os católicos se investem de um sentimento maior e se curvam mais ainda em homenagem ao Senhor, e de forma coletiva exercitam a fé por Ele que morreu na cruz para salvar os seus filhos.

Pouco a pouco o silêncio da praça Sá Barreto foi cedendo espaço para os fiéis que começaram a chegar para dar início a caminhada até o Cristo de Mário Cravo.

Liderados por Dom Josafá Menezes, padres, homens e mulheres povoaram a antiga praça do Clube Social Conquista, irmanados, com os corações envolvidos pelo sentimento de amor e fé, para reverenciar o Pai, agradecer-Lhe pela vida e pedindo a paz que tanto precisamos.

Uma multidão, “um mar de gente”, como disse o colega Rodrigo Ferraz em seu blog, fazendo alusão às milhares de pessoas que compareceram ao ato de penitência.

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

O mundo passa por um momento difícil, tragédias climáticas, doenças, guerras, mas os conquistenses deram um testemunho de que a fé e a esperança são o sustentáculo para nos manter de pé.

Aliás, sobre o amor ao Cristo, a professora e historiadora Ana Palmira Bittencourt nos enviou uma mensagem hoje, sucinta, que resume o verdadeiro significado dessa palavra mágica: “O maior Eu TE AMO da história foi dito em uma cruz em silêncio”.