Talvez o principal cartão postal da cidade, erguida no início dos anos 80 pelo engenheiro José Pedral, no governo Raul Ferraz, a emblemática imagem do Cristo, obra do artista Mário Cravo, não ganhou a atenção devida e ficou quase que abandonada no alto da Serra do Piripiri, só agora está recebendo os devidos cuidados e, segundo a prefeita Sheila Lemos, “o conquistense terá orgulho do nosso Cristo Sertanejo, uma linda obra de arte que será motivo de visitação dos nossos munícipes e visitantes”, afirma a gestora conquistense.

Tenho visitado aquele belíssimo local e vejo o adiantado das obras que ali acontece, espero que em breve possamos ser lembrados pelos turistas como Vitória da Conquista, a Terra do Frio; das Rosas; da Praça Tancredo Neves; da Serra do Marçal; do Orquidário; do Poço Escuro; da Lagoa das Bateias, e do Cristo de Mário Cravo, claro.

Sobre o adiantado das obras, leia matéria completa:

Prefeitura realiza nivelamento para instalação do piso drenante na obra de revitalização do Cristo

A Prefeitura de Vitória da Conquista continua avançando na obra de revitalização do Cristo, na Serra do Periperi. A etapa, que começou esta semana, consiste na aplicação do piso drenante, que promete absorver a água para o solo, impedindo a formação de poças no local.

A equipe já está realizando o nivelamento do solo para aplicar o piso. De acordo com a Emurc, o tipo de piso utilizado na obra é formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixa a água escoar facilmente e chegar até o solo, evitando o acúmulo.

“Aqui no Cristo está sendo feito o nivelamento e depois será aplicado o piso drenante, que é um piso que tem a característica de ser 100% permeável. Então quer dizer que ele mantém a característica de absorção da água no solo e impede o acúmulo”, explicou o engenheiro da Emurc, Ylan Oliveira.

É, portanto, uma escolha sustentável para minimizar os impactos causados pelas ações climáticas, como alagamentos, sendo uma boa opção para ambientes externos. Conforme informou a Emurc, o piso drenante também oferece resistência para uso em áreas de grande circulação de pessoas, além de ser um pavimento mais seguro, pois sua superfície áspera evita possíveis escorregamentos.

Após essa etapa, será instalada a grade do piso metálico e o assoalho de madeira no deck.

A obra de requalificação do Cristo já recebeu os serviços de topografia geral do local, demolição do canteiro existente e a recomposição do piso no local. Também foram construídas calçadas acessíveis e sarjetas no decorrer da rua de acesso ao Cristo, e na rua do Cruzeiro.

O serviço é supervisionado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). O projeto de revitalização inclui a execução de piso em saibro, paisagismo com plantio de árvores e forração de grama e vegetação, recapeamento asfáltico e colocação de piso tátil e rampas, colocação de bancos de concreto e uma nova iluminação em LED.”