A secretária de Governo da administração da prefeita Sheila Lemos, Geanne Oliveira, é uma entusiasta pelo projeto que vem sendo executado pela administração municipal, sob a responsabilidade da sua pasta, em parceria com o governo do estado.

Este projeto vem merecendo os aplausos de toda a comunidade conquistense e não poderia ser diferente, pois trata-se de uma ação humanitária que valoriza o ser humano, devolve-lhe a dignidade quando, por um motivo momentâneo de fragilidade, cometeu um desvio de conduta. Aí surge uma nova chance de recomeçar, começar tudo outra vez, rever os amigos, colocar um filho no colo, abraçar a esposa e voltar definitivamente a ter um trabalho, que lhe devolve a honra e a dignidade.

Perguntei a Geanne Oliveira como está o andamento do projeto e ela me respondeu:

“Firmado através de convenio de cooperação técnica e financeira celebrado entre: ESTADO DA BAHIA, por intermédio do Tribunal de Justiça da Bahia – TJ/BA e da Secretaria da Administração Penitenciaria e Ressocialização – SEAP/BA, com o Município DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.

O projeto Começar de Novo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), é um programa voltado para a ressocialização de detentos do regime semiaberto, do Conjunto Penal advogado Nilton Gonçalves.

A iniciativa teve inicio em 2018 na gestão do então prefeito Herzem Gusmão, e permanece até hoje, como resultado, desde o inicio em 2018, já passaram pelo projeto, mais de 380 internos, os quais ao se ingressarem ao projeto, recebem treinamento e orientações para desenvolver serviços nas diversas secretarias do município.

Os mesmos são contratados para desenvolver atividades trabalhistas no município, e em contra partida, recebem além dos fardamentos, EPI, alimentação, transporte, 01 (um) salário mínimo mensal, e remissão na pena.

O projeto funciona como importante ferramenta de ressocialização, a prova disso é que desde o inicio em 2018, até os dias atuais, a taxa de reinserção ao sistema carcerário de integrantes do projeto, é de menos de 2% (dois por cento), segundo dados do conjunto penal, e com isso a gestão Municipal cumpre seu papel social que é contribuir com a segurança pública.

Atualmente, a parceria do convênio permite a contratação de no máximo 50 internos, entre homens e mulheres, porém neste ano de 2024, com a sensibilidade da Prefeita Sheila Lemos, a mesma, já solicitou um aumento nesse numero de internos, e já existe uma conversa prévia, para que aumente para 70 internos, para assim está dando mais oportunidade a um maior numero de pessoas nessas condições.

Dentre os trabalhos realizados pelos ré educandos, podemos destacar: Higienização e Manutenção no CEASA e feira do Bairro Brasil, Limpeza, capina e manutenção dos cemitérios Municipais, suporte no programa de economia solidária desenvolvido pela Secretaria Municipal de Emprego e Renda, limpeza e higienização da PZO, pequenas reformas em manutenção nos prédios públicos municipais, e demais suporte a demandas das diversas secretarias do Município.”