07D703A4-AE3F-47C2-BCEA-69909F9E3F68

Haroldo Lima foi um bravo deputado do antigo MDB, aquele partido que defendeu com “unhas e dentes” a redemocratização do país. Ele, Haroldo, compunha o grupo de grandes parlamentares que faziam a linha de frente em defesa da Bahia, era o trio composto pelo filho de Caetité, Elquisson Soares, e Chico Pinto, os três fizeram a terra baiana tremer.

Haroldo Lima partiu vítima da COVID, mas o seu legado não será esquecido pelos seus companheiros de partido, e partindo desse princípio, o deputado Fabrício Falcão faz uma mensagem especial ao saudoso homem público, antecipando o que ocorrerá hoje à noite na Nobel:

C59D2956-2BD6-49B6-AF73-1A0C23D4EC13

“Deputado Fabrício destaca lançamento de livro sobre Haroldo Lima em Vitória da Conquista

A trajetória do líder político comunista e ex-deputado constituinte Haroldo Lima (1939-2021) é contada no livro biografia “Haroldo Lima – Coragem e Dedicação à Luta do Povo”, que terá lançamento em Vitória da Conquista nesta quinta-feira, 19, às 19h, na Livraria Nobel. “Haroldo nos deixou precocemente, mas continua sendo uma grande referência para muitas gerações de comunistas. É uma honra para nós de Conquista fazermos esse lançamento da biografia dele e ainda contar com a participação de Aldo Arantes”, afirmou o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB).

Falecido em março de 2021, vítima da Covid-19, o baiano de Caetité foi um dos maiores líderes comunistas do país. Haroldo lutou contra a Ditadura Militar, tendo sido preso e torturado. Ele foi ainda deputado federal, inclusive no período da aprovação da Constituição de 1988, escritor e presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), cargo que ocupou durante a gestão dos presidentes Lula e Dilma Rousseff.

As imagens e textos que compõem o livro foram organizados por Aldo Arantes, ex-deputado federal e membro da direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Aldo era amigo pessoal de Haroldo e conseguiu organizar a biografia com o auxílio da família dele.

Parceiros desde a juventude, Arantes e Lima foram responsáveis por criar a Ação Popular, organização política revolucionária. Estavam reunidos também na reunião do PCdoB que decidiu a tática de luta contra a Ditadura Militar, além de estarem unidos durante os comícios das Diretas Já, entre diversos outros momentos.

O evento de lançamento em Conquista contará com a apresentação de Aldo Arantes, que estará disponível para uma sessão de autógrafos.”