46FE11D3-DBEF-4807-B2C2-1154983174E3

Na manhã de ontem (29) a prefeita Sheila Lemos recebeu em seu gabinete uma comissão da Santa Casa de Misericórdia que foi tratar da Residência Médica, que a cada dia que passa vemos materializar o sonho que começou a ser gestado há cinco anos.

Perguntei ao Dr. Marcos Luna, médico conquistense, residente em Salvador e coordenador do projeto, como foi o encontro e ele me respondeu:

“Muito boa tarde, Pedro Massinha. Nesta sexta-feira, 29, às 10h, a Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia, representada pelo Coordenador Dr. Marcos Luna, presentes o provedor da Santa Casa, Abmael Brito, o Superintendente, Dr. Ricardo Alexandre, do Conselho Administrativo, Karim Jardim e o Paulo Gardas, apresentamos perante a alcaide da cidade o que significa um programa de assistência médica na Santa Casa. Desde a sua instalação há cinco anos em que estágio de evolução ele se encontrava. Fizemos esse breve relato para a prefeita e apresentamos as associações desenvolvidas ao longo desse tempo com às instituições da UFBA, Santo Agostinho, da própria prefeitura de Vitória da Conquista e a Secretaria de Saúde do Estado. Colocamos pra mesma que nesse momento nós estamos com vinte e oito médicos residentes admitidos, 45% deles já tiveram títulos de especialistas e que nós estamos cada dia mais avançado no processo de qualificação da residência médica, principalmente na especialidade que envolve a cirurgia geral, a clínica médica, a ortopedia, a pediatria e a cardiologia. Nós aguardamos que nos próximos meses com o apoio logístico, concreto, estrutural, institucional da prefeitura, nós possamos avançar no projeto de qualificar ainda mais a nossa residência, almejando ao longo dos próximos meses até o próximo ano instalarmos aqui um hospital escola que será referência para treinamento de internos e médicos residentes para Vitória da Conquista e região. Para tanto, vamos precisar realmente do suporte não só político institucional, mas também financeiro de todos aqueles que realmente contribuem na formação da boa prática médica e também de saúde em nossa cidade, que envolve um treinamento de profissionais atualizados, com competência específica em geral para uma abordagem cada vez mais adequada às necessidades do paciente público, privado e conveniados.

Saímos satisfeitos dessa reunião, a prefeita Sheila Lemos nos ouviu, se comprometeu se envolver cada vez mais com o nosso projeto através de ações políticas parlamentares que realmente vão viabilizar os próximos passos da nossa residência médica, que almeja nesse ano credenciar oftalmologia, anestesiologia e quem sabe voltar a retomar ações que envolvam ginecologia obstetrícia. De modo é que estamos com expectativa positiva para que esse processo se desenvolva cada vez mais e a nossa utopia de termos aqui um hospital escola possibilite a instalação de uma faculdade médica da Santa Casa.”