01CFAD0D-B6C3-4DE6-B7DF-50FC56791FAA

Os advogados Luciana Silva e Frederico Silveira, concorrentes à presidência e vice da OAB Conquista respectivamente, apresentaram aos colegas do município, e também ao sudoeste baiano, a primeira proposta que consideram importante para facilitar e modernizar a gestão que começará a partir de janeiro de 2022, cuja eleição ocorrerá em novembro.

Lu e Fred, assim apresentados na nota que você lerá a seguir, assumem a postura de uma proximidade com a classe, de relacionamento profissional e respeitoso, mas também de carinho.

Segue a proposta na íntegra que nos foi enviada pela assessoria:

LUCIANA E FRED LANÇAM PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DO “GABINETE DE SUSTENTAÇÃO ORAL” NA OAB CONQUISTA

Em evento realizado ontem, os candidatos Luciana Silva e Federico Silveira anunciaram publicamente a primeira proposta para gestão da OAB de Vitória da Conquista.

*O chamado “Gabinete de Sustentação Oral” proposto por Luciana e Frederico consiste em disponibilizar na sede da OAB Conquista um local com equipamentos de última geração para transmissão de áudio e vídeo, com internet de ponta e dedicada ao equipamento, para que o advogado seja perfeitamente ouvido e visto pelos julgadores. A proposta inclui ainda a instalação de melhores equipamentos em todas as Comarcas abrangidas pela Subseção para que também os advogados dessas regiões possam fazer as sustentações orais das salas da OAB nas localidades. Além disso, a proposta abrange a realização de cursos para que a advocacia seja aperfeiçoada em sustentações orais, aumentando as potencialidades dos colegas de Vitória da Conquista e região.*

Segundo Luciana, “a Pandemia acelerou o processo digital, inserindo, dentre outros procedimentos, a possibilidade de sustentação oral por vídeo (telepresencial), o que, apesar de algumas dificuldades, possibilitou que inúmeros advogados do interior pudessem fazer sustentação oral em tribunais por todo o país sem sair do seu escritório local ou da sua própria casa. Contudo, as sustentações orais por vídeo impõem uma série de obstáculos, muitos colegas relatam dificuldades técnicas como instabilidade na internet, baixa qualidade da transmissão do áudio e/ou do vídeo, problemas que muitas vezes impossibilitam a compreensão dos julgadores, razão pela qual a OAB Conquista precisa colocar-se ao lado da advocacia também nessa importante missão que, muitas vezes, pode mudar o resultado do julgamento”.

Na visão da chapa encabeçada por Luciana e Frederico, a iniciativa traz a possibilidade de a advocacia da Subseção de Vitória da Conquista realizar sustentação oral de qualidade para atingir o objetivo dos seus clientes, combatendo, por conseguinte, a desigualdade que havia com os escritórios da Capital, aliás, muitos do interior já precisaram contratar escritórios em locais onde estão os tribunais ou mesmo se deslocarem para as capitais gerando um alto custo de deslocamento por exemplo.

A proposta foi aplaudida pela advocacia, principalmente pelos mais jovens. O advogado Florisvaldo Silva destacou a importância da proposta, salientando que “se trata de uma iniciativa inovadora e que vai nos colocar em alto nível, possibilitando estarmos de igual para igual com escritórios das capitais, mormente porque várias vezes os clientes sequer tinham condições financeiras de custear nosso deslocamento, o que nos colocava em desigualdade com advogados situados nos locais dos tribunais. Eu mesmo já cheguei a ir para Salvador sustentar oralmente no TJBA e o processo foi retirado de pauta no momento do julgamento, fazendo-me perder a viagem, um verdadeiro absurdo e um gasto desnecessário. A advocacia de Vitória da Conquista e região festeja essa proposta e evidencia a necessidade de elegermos Lu e Fred para possibilitar uma OAB ainda mais comprometida com a sobrevivência digna e a valorização do advogado na prática”.

A proposta beneficia também aqueles que ainda não conseguiram ter escritórios próprios sobretudo diante das dificuldades financeiras causadas pela Pandemia e mesmo aqueles que possuam escritórios, mas que queiram utilizar equipamentos de ponta na sede da OAB. “Os grandes escritórios das capitais já instalaram equipamentos como estes e precisamos colocar à disposição da advocacia de Vitória da Conquista e região mecanismos de alto nível.” destacou Frederico Silveira.”