WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


setembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Ontem, 19/09, se estivesse vivo, Paulo Freire completaria 100 anos

991E36F9-5F45-48C5-B7E4-C11D163CF536

Considerado por muitos um dos principais intelectuais brasileiros, Paulo Freire foi lembrado de maneira honrosa por grandes organizações mundiais, como aquele que consta na consciência de todos na lista que encabeça os nomes mais destacados da educação brasileira e mundial por ter como princípio de vida e como cristão que “antes da caridade é preciso chegar ao homem a justiça social”.

O médico conquistense Marcos Luna é um admirador da obra de Paulo Freire e de Salvador, onde reside e atua como profissional da medicina e também como destacado intelectual, nos enviou suas lembranças, o que sente sobre a vida centenária do festejado homem da educação:

“Há 100 anos nascia Paulo Freire.

‘Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.’ Paulo Freire

Hoje, em todos os grandes centros acadêmicos e múltiplas organizações da sociedade civil, se realizam eventos para homenagear Paulo Freire. Ele é o intelectual brasileiro mais referenciado em trabalhos de qualidade científica no planeta, seja para corroborar suas teses, seja para polemizá-las ou mesmo contestá-las reconhecendo sua importante contribuição ao avanço da Pedagogia. Todos devíamos estudar seu pensamento e nos orgulharmos dele. Certamente não os estúpidos e obtusos, mas qual sentido tem nos atermos ao que diz essa gente que nem ler livros, ou se muito ler porcarias inúteis e daninhas, como, por exemplo, livrecos de “autoajuda”?

No início da década de 1980, Paulo Freite esteve pela primeira vez em Vitória da Conquista, na Escola Sacramentinas; me lembro disso claramente: à época, construíamos o PT numa perspectiva socialista (e não logramos êxito, saindo do partido em 2003). Fomos lá para ouvir o já consagrado pedagogo criador da “Pedagogia do Oprimido”, método de aprendizado que instrui e conscientiza, simultaneamente, o cidadão, procurando respeitar o contexto social em que está inserido, numa perspectiva de transformação da realidade social e do mundo. Eu era um jovem movido pela curiosidade de ver de perto uma figura já consagrada e que se dizia simpático ao PT que então ainda era um partido em construção e em disputa de caminhos. O que então mais me chamou a atenção no cristão Paulo Freire foi o que ele falou sobre a relação dele com o Marxismo, destacando que qto mais lia Marx e Engels, mais amava Jesus e seguia de mão dadas com o Cristo nas lutas por uma sociedade justa, fraterna, livre e democrática. Recentemente vi numa declaração que ele repetia o mesmo pensamento: veja o vídeo a seguir. Gostei desta declaração do grande intelectual, pois, diferentemente de alguns socialistas, não abro mão de defender o Jesus das origens, aquele homem que foi caluniado, perseguido, preso, torturado e assassinado numa cruz pelos algozes da época porque dedicou a vida a defender os camponeses, os artesãos, as mulheres, as crianças – numa palavra, os humildes, humilhados e ofendidos. Por isso, acho fundamental desmascarar os pastores e padres que usam e deturpam o nome e a “doutrina” de Jesus para defender interesses mercantis, politiqueiros e escusos – os fariseus e hipócritas que manipulam milhões de pessoas incautas, ingênuas.

Para não me estender muito aqui, digo em síntese o seguinte: Paulo Freire – descontadas as devidas diferenças de grandeza histórica – foi coerente com o exemplo de vida de Jesus e de Karl Marx e Engels.”

1 resposta para “Ontem, 19/09, se estivesse vivo, Paulo Freire completaria 100 anos”

  • CARLOS SOARES says:

    Se é como vc diz,
    porque o Brasil esta tão mau nos últimos anos no quesito educação?
    Se os governos do PT adotavam a cartilha desse Paulo freire,
    não deveríamos ser uma potencia na matéria?

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia