A7934B65-C350-46B2-9FA3-B3DC25AC35C4

Na última sexta-feira, 10, o governador Rui Costa entregou a 21ª unidade das policlínicas regionais no território baiano.

Acompanhado da secretária de Saúde em exercício, Tereza Paim, o governador discursou para os presentes:

“Esse é um compromisso que eu fiz e vocês acompanharam em nosso programa de governo, chamado de regionalização da Saúde Pública. 80% do povo do nosso estado mora no interior e os serviços de alta e média complexidade eram centralizados nos hospitais da capital, e o que estamos fazendo é: levando para o interior todo o serviço de alta e média complexidade.

Chamo a atenção aqui de toda a imprensa do rádio, do blog e da tv, hoje pela manhã alguém me perguntou: qual a importância dessa policlínica? E normalmente nas redes sociais as pessoas me perguntam o que é mais importante, se é uma policlínica ou um hospital, e eu costumo responder que não tem grau de importância, é como uma escada, você precisa pisar o primeiro e o segundo degrau para chegar ao terceiro e ao quarto. E o conceito no mundo inteiro, nos países do mundo que fazem excelência em saúde pública, eles apostam muito em prevenção, no diagnóstico precoce. Eu diria até na iniciativa privada, os planos de saúde no mundo privado hoje, os planos mais sofisticados, os mais caros, eles abandonaram a filosofia de saúde corretiva para saúde preventiva, para o  diagnóstico precoce. Mesmo os planos privados hoje estão estimulando que as pessoas façam exercícios físicos, estão viabilizando academias, pessoas pra monitorarem, porque faz toda a diferença do mundo, porque ficam estimulando que as pessoas façam seus exames periodicamente, porque é muito diferente descobrir um câncer com um mês, dois meses, que ele está surgindo, e alguém descobrir com um ano, dois anos, três anos depois. A diferença pode ser entre a vida e a morte, a diferença pode ser esse tratamento rápido, simples, eficiente, com chance de 100% de cura ou um tratamento doloroso, longo, caro e sofrido para a família e o paciente. Então é aí que se encaixa o conceito da policlínica”, encerrou o governador.