Reunião-com-a-saúde-pra-avaliação-de-retorno-às-aulas-11-05-768x512

As Secretarias de Educação e de Saúde do município de Vitória dá Conquista não querem apostar no “achismo”, as duas pastas entendem que o retorno das aulas presenciais é algo que não se pode esperar mais do que aconteceu até o presente momento, pais e alunos estão na maior expectativa para que a rede municipal volte a movimentar as nossas escolas.

O problema é que não se trata apenas de retornar os professores às salas de aula, mas fazê-lo com segurança. Uma ou mais escolas servirão como piloto, uma experiência para a administração do município avaliar o resultado e, a partir do resultado, voltar definitivamente ao funcionamento normal. A tentativa é prudente e devemos torcer para que tudo seja satisfatório.

Vejam o resultado das reuniões entre as duas Secretarias:

Secretarias de Educação e Saúde alinham ações do plano de retomada das aulas presenciais no município

O retorno das aulas presenciais em Vitória da Conquista continua sendo o foco de discussão das equipes técnicas das secretarias municipais de Educação (Smed) e Saúde (SMS), que se reuniram na tarde de ontem (11), com o objetivo de garantir o avanço e a adequação dos protocolos para o retorno seguro da comunidade escolar, logo que as condições sanitárias e de saúde permitirem.

Em reunião, foram definidas quatro escolas da zona urbana e uma da zona rural para um plano piloto que vai avaliar as possibilidades de retomada na estratégia híbrida, com aulas semipresenciais. “Vamos avaliar essas escolas, capacidade, estrutura física, disponibilização de insumos, equipamentos de proteção individual, número de colaboradores e alunos”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, da Ana Maria Ferraz.

A coordenadora geral do Núcleo Pedagógico da Smed, Tânia Novais, explicou que a preparação para o retorno das aulas presenciais tem sido feita com extremo cuidado e atenção, obedecendo a todos os protocolos apresentados pela Secretaria de Saúde. “Estamos fazendo a análise de toda a estrutura física, material e de pessoal da escola, como também da organização pedagógica que se pensa em fazer para esse retorno. Agora estamos adequando esse plano ao novo momento, aos novos números da pandemia no município, e a saúde fez orientações para que o protocolo de segurança seja adequado a realidade da rede municipal”, enfatizou a coordenadora.

Desde o fim do ano de 2020, uma comissão interinstitucional da Secretaria de Educação vem trabalhando no Plano de Retomada das Aulas Presenciais em constante diálogo com a equipe técnica da Vigilância em Saúde para alinhar as medidas que serão necessárias.

Outra ação definida também na reunião, é que a Secretaria Municipal de Saúde fará o treinamento de uma equipe de profissionais da Secretaria de Educação para atuar exclusivamente no monitoramento dos alunos, assim que for possível o retorno das aulas presenciais. A discussão entre as equipes continuará e as visitas técnicas às escolas serão feitas nos próximos dias.”