WhatsApp Image 2021-05-11 at 08.27.20 (1)

Embasa está construindo cinco novos reservatórios de distribuição e implantando tubulações de grandes dimensões

Atender o crescimento de Vitória da Conquista e melhorar a prestação do serviço de abastecimento de água pelos próximos 20 anos tem sido o objetivo principal da Embasa no mês em que completa 50 anos de existência e de atuação no município. Com investimento aproximado de R$ 87 milhões, a obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, que também atende Belo Campo, cumpriu 50% de seu cronograma e tem previsão de conclusão em fevereiro de 2022.
A infraestrutura que está sendo instalada vai ampliar a oferta de água tratada em 36%, elevando a capacidade de distribuição para até 3.400 metros cúbicos por hora. Ela consiste na instalação de uma terceira adutora de água bruta, com diâmetro de 500 milímetros, que será interligada às atuais adutoras de 700 e 500 milímetros de diâmetro. A obra também prevê a instalação de novos equipamentos eletromecânicos para aumentar o volume captado e transportado de água bruta até a estação de tratamento; a construção de cinco grandes reservatórios em diversas áreas da cidade; a instalação de 33 quilômetros de novas adutoras de 200 a 400 milímetros de diâmetro e mais 25 quilômetros de rede distribuidora.
Segundo o engenheiro fiscal das obras, Jackson Rangel, “com a ampliação do SIAA de Vitória da Conquista, a Embasa vem suprir as demandas de abastecimento decorrente do crescimento do município, garantindo maior capacidade de armazenamento de água, ampliando a oferta para a população, além de possibilitar que o município continue o seu desenvolvimento socioeconômico”, comenta.
As novas redes distribuidoras contemplarão a região do Distrito Industrial e Lagoa das Flores, Caminho Universitário, parte alta da cidade que abrange os bairros Guarani, Ibirapuera, Bruno Bacelar, Nossa Senhora Aparecida, Alto Maron e Nova Cidade, além da área ao sul de Vitória da Conquista, como os bairros Boa Vista, Urbis VI, Morada Real e Vila Elisa.