Edvaldo

Por Edvaldo Paulo de Araújo

Não sou um homem de “talvez”. Às vezes fico quieto. Posso ser evasivo. Ás vezes irá atrasar e adiar e tentar evitar dizer. Mas no fim não irei dizer o que você quer ouvir só porque você deseja.

Mesmo que tenhamos um instinto quase sobrenatural para agradar, mesmo que odeie desapontar pessoas, sejamos adeptos de dizer “não” quando é “não”. Há momentos em que podemos dizer “deixe-me pensar sobre isso”, mas quando sabermos que a resposta é “não” devemos dizer. Sei que isso não é tão fácil ou simples quanto parece. Não esqueçamos que “não” é uma sentença completa e definitiva.

Não gosto de dizer essa palavra e acho que ninguém gosta, muitas vezes lutamos para dizê-lo de modo cortês. O preço de não dizer “não” agora torna ainda mais difícil dizê-lo depois. Melhor desapontar alguém logo. Não vou impingir o custo disso a outra pessoa, quando vou dizer sou claro e definitivo. Oferecer esperanças é deixar a porta um pouco aberta, se esta é a decisão porque não fechar a porta?

Fernando Nascimento sempre me dizia que não gostava de emprestar dinheiro a amigos, pois o risco era de perder os dois. Que era melhor ficar com vergonha um minuto ao proferir o “não” do que ficar com ele engasgado por toda a vida por ter dito “sim”.

Tenho ditos muitos “não” em minha vida; ”Desculpe, mas a resposta é não”. Não devemos desperdiçar os “nãos” quando não é não.(rsrs)Nas nossas vidas temos ditos muitos “nãos” mas sempre que era preciso.Não digo não quando não tinha que dizer, muitas vezes fui estratégico nas “negativas”.

Sempre em recrutamento, tenho que apreciar currículos, nunca engano, pois não gosto de dar falsas esperanças. A maioria das pessoas dizem,”depois te ligo”, “vou apreciar com calma” etc. Não faço isso, digo sempre de maneira clara e direta, quando é negativa – tem pessoas mais preparadas e tiveram uma melhor performance que você, estude,melhore que talvez se saia melhor em outra oportunidade – Outro dia vi um currículo que não gostei e na entrevista não gostei mais ainda, devolvi o currículo ao rapaz e disse claramente a ele o que pensava, de maneira direta e firme. Ele foi embora e passaram uns dois anos e um belo dia solicitou que queria falar comigo.Entrou todo de gravata e bem vestido. Foi logo me dizendo –“vim lhe agradecer a lição que o senhor me deu a um tempo atraso. Quando sai daqui, sai bastante zangado, minha esposa me pediu calma, como se dissesse que o senhor tinha razão e hoje reconheço que tinha. Tomei uma atitude de ouvir o seu conselho e hoje me encontro em uma situação privilegiada, graças a sua negativa, graça a seu “não” e isto serviu para o meu sucesso atual”. Em muitos casos o “não” representa um principio muito importante e esse acredito que é um deles. Lembro-me por ser mais recente.

Muitas vezes em uma negativa, fica uma lição. Muitos aproveitam e seguem diferente os seus rumos de maneira positiva e se reciclando procurando merecer respostas positivas.Os “nãos” que muitas vezes levamos é construído por nós que muitas vezes tentamos driblar determinadas situações. Quantas vezes cada um de nós alimentou falsas esperanças?Quantas vezes alguém nos disse-“ vou pensar depois te dou retorno” e esse retorno nunca aconteceu e muitas vezes ficamos um longo tempo esperando, não era melhor uma negativa direta? Será que essa falsa esperança não trouxe o comodismo de determinada situação?Ou então vou perguntar a fulano ou sicrano depois te falo, fugindo da responsabilidade.

“Desculpe, mas não será possível’, não é uma boa resposta para determinados “nãos”? Não digo meus “nãos” com falsa simpatia ou desculpas.

Outro dia um conhecido inventou uma historia, como diz uma amiga com “cumprimento sem largura” para me tomar um dinheiro e o pior em dólar. Disse prontamente que não emprestaria.Ele disse: te peguei desprevenido agora não foi? Respondi – não, tenho o dinheiro, só não vou emprestar- . Não gosto de mentira, porque iria dizer que não tinha o dinheiro se eu tinha? Disse a verdade,fui sincero.

Todos nós gostamos de respostas positivas, ficamos muito aliviados em não ter que dizer “não”, mas quando é preciso temos que dizer. Conheço pessoas que passam a vida se lamentado por não ter dito determinados “não”, quando realmente precisavam ter dito.É desagradável é sim, mas quando é pra dizer tem que ser dito.

Tem gente que não tem coragem de dizer “não”. São os que tem extrema necessidade de agradar e se descaracteriza.

Diga sempre “Não”, quando for “não”.