377A3F61-EAB5-4576-A5C8-3632DFBAC5C5

É o berço da nossa ciência, sem dúvidas, foi ela que abriu caminhos e deu visibilidade à Vitória da Conquista para tornar-se o polo educacional que é hoje. A UESB é o divisor de águas, a nossa cidade foi uma antes dela e hoje é outra, ninguém questiona.

Passaram pela nossa instituição Valquíria Albuquerque, Pedro Gusmão, Manoel Augusto, Waldenor Pereira, Abel Rebouças, Paulo Roberto e hoje o professor Luís Otávio segura o bastão do desenvolvimento acadêmico da região sudoeste da Bahia. Não esqueceremos jamais do Colégio do Padre, do Colégio Batista, do Barão de Macaúbas e do colégio Paulo Paulo VI. É possível esquecer do Centro Integrado e da Escola Normal que fomentou tantas personalidades marcantes que honraram a tradição de seres inteligentes, mesmo autodidatas, como Gilson Moura e Erathósthenes Menezes? Não, Humberto Flores, Rui Medeiros, Durval Menezes, Carlos Jeovah, Luis Ibiapaba, todos privilegiados pela inteligência e pelo saber nunca permitiriam.

Hoje, então, é o dia do retor da UESB, Luís Otávio, conversar conosco sobre as quatro décadas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Segue informações do nosso ilustre convidado:

“Tema: 40 anos da Uesb e sua relevância na região.

Entrevistado:

Reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães – Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Campus de Franca (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Conselho Estadual de Educação – Bahia, atuando na Câmara de Ensino Superior, no período de 2008 a 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Grécia Antiga, abordando principalmente os seguintes temas: Grécia Antiga, Democracia Ateniense, Historiografia Grega, História e Literatura, Cultura Escrita e Oralidade no Mundo Greco-Romano. É professor do programa de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com estudos,pesquisas e orientações abrangendo história e literatura, oralidade e escrita. Foi editor responsável da Revista Politeia: História e Sociedade (http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia), no período de 2001 a 2017. Atualmente é Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com mandato até junho de 2022.”