7277F074-9F2C-402F-A74E-7A5515097326

Ontem recorri à Secom para saber o nome do deputado que teria marcado audiência com o Ministro da Saúde, em Brasilia, para receber o prefeito Herzem Gusmão e a secretária de Saúde do município, Ramona Cerqueira, quando tratariam de assuntos relacionados a leitos hospitalares em nossa cidade, assunto que foi pauta em todos os órgãos de imprensa da capital do sudoeste da Bahia depois de muito “disse me disse” em relação a contratos formados entre o governo do estado e dois hospitais particulares nesses tempos de pandemia.

O deputado é o baiano Elmar Nascimento, assim nos foi informado, só que o encontro não aconteceu. O Ministro não se fez presente e sim o seu assessor, o Cascavel, considerado o nome mais próximo da maior autoridade médica do país.

Houve falha do deputado? Ele não teria o prestígio necessário junto à autoridade do governo? Seria indelicado da nossa parte, leviano, até mesmo porque ele pode ter dito: “venha, prefeito, tentarei agendar essa reunião”, ou seja, valeria à pena arriscar. Só que divulgaram que estava confirmada a agenda. É preciso compreender também que diante do momento de crise que o país vive, é possível que uma reunião exclusiva com qualquer prefeito seja abortada, não totalmente, mas com a ausência do titular da pasta.

Busquei no início da tarde junto à Secretaria de Comunicação do município, só que até o momento não conseguimos o retorno, apenas “estamos preparando nota para postar no site”.

Amanhã o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, terá audiência com o Ministro, quem sabe teremos uma decisão pacificadora para resolver essa demanda importante que todos nós entendemos como prioritária.