73E3522C-735E-490F-910E-0E3EAE05CBEF

Ontem o setor de saúde, representando pelo SIDHSUDOESTE, definiu apoio ao Comitê de Crise instituído pelo governo municipal e que conta com outros segmentos da sociedade civil conquistense.

As definições adotadas pelo governo de Vitória da Conquista, segundo os signatários do documento que vocês lerão a seguir, estão dentro das expectativas do setor:

“SIDHSUDOESTE – Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Sudoeste da Bahia

Vitória da Conquista, 17 de junho de 2020

Nota Pública

Posição do Sindhsudoeste sobre a flexibilização das atividades econômicas em Vitória da Conquista

Os Serviços de Saúde membros do SINDHSUDOESTE, reuniram-se, através de vídeo conferência, com o intuito de discutir e emitir opinião quanto a atual crise

que envolve a retomada das atividades econômicas em nosso município. Após a reunião, os membros emitiram a seguinte opinião:

Considerando que o ano de 2020 iniciou com a desagradável surpresa da COVID-19 e trouxe uma descontinuidade na economia como um todo e em muitos setores uma grave crise financeira.

Considerando que às atividades econômicas do nosso município estão amargando uma redução drástica no faturamento mensal, o que, por ora, impede o cumprimento das atuais e futuras obrigações financeiras assumidas nos diversos contratos firmados antes da atual pandemia.

Considerando que a situação em que estamos vivendo é extremamente incerta e sequer é possível ter uma visão de quando teremos o retorno à normalidade.

Considerando que a liberação das atividades deve estar condicionada à situação de controle epidemiológico, conforme indicações da Secretaria de Saúde do Município.

Considerando que o distanciamento social adotado atendeu seus objetivos de limitar o convívio social com a finalidade de reduzir a propagação da doença. A adoção das medidas foi e está sendo essencial para evitar o aumento descontrolado do número de casos de pessoas doentes, reduzindo a necessidade de internações em excesso e evitando, assim, uma sobrecarga no sistema de saúde.

Considerando que a curva neste momento está controlada e abaixo do crescimento exponencial, possibilitando flexibilizar a abertura do comércio dentro de critérios técnicos pré-estabelecidos e bem controlados.

Considerando ser possível e previsível começar a relaxar as medidas de distanciamento social, com a consequente abertura controlada das atividades econômicas, tendo a segurança sobre a capacidade de atendimento da rede de saúde local, o que envolve a disponibilidade de leitos hospitalares, equipamentos de proteção e equipes de profissionais de saúde.

Considerando que os leitos e a estrutura de saúde do nosso município já estão prontos e preparados para atender à necessidade da população, desde que dentro de uma quantidade previsível e controlada, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo.

Considerando que até o momento os cientistas e autoridades em saúde só vislumbraram duas alternativas para estabilizar de forma mais consistente e duradoura a situação da atual pandemia, ou seja, para que seja considerada controlada, são:

– Vacinação em massa da população – os estudos mais otimistas indicam pelo menos 18 meses para estarem disponíveis;

– Contaminação superior a 60% da população para que a imunidade coletiva apresente seu efeito.

Considerando que o município poderá ter dificuldades para conseguir renovar os contratos firmados com a rede hospitalar e os demais serviços de saúde por tempo indefinido por total falta de recursos financeiros.

Considerando que o Governo Federal não deverá continuar subsidiando financeiramente os municípios menores após passar a fase crítica nos grandes

centros urbanos do Brasil.

Considerando que a Secretária de Saúde do nosso município está fazendo uso de metodologias e tecnologias que permitam o constante monitoramento da evolução da epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) e das suas consequências sanitárias, sociais e econômicas e baseado nas informações, está agindo de modo gradual e proporcional, observando o sistema de saúde e segmentações setorizadas das atividades econômicas, tendo por objetivo a preservação da vida e a promoção da saúde pública e da dignidade da pessoa humana, em equilíbrio com os valores sociais

do trabalho e da livre iniciativa e com a necessidade de se assegurar o desenvolvimento econômico e social da população de Vitória da Conquista.

Considerando que o monitoramento dos gráficos e da curva de crescimento é o mais eficaz e importante instrumento no que diz respeito à contenção do coronovírus associada à necessidade da sobrevivência pós- pandemia.

Por tudo o que foi acima exposto, o SINDHSUDOESTE vem a público apoiar a decisão da Gestão do nosso Município em relação à reabertura programada das atividades econômicas.”