SAVE_20200510_160026_compress67

Ainda bem que o Brasil possui um povo solidário, só que temos um monte de políticos que desviam verbas públicas para benefício próprio.
Vejam o relato de Marcelo Moreira após cumprir uma das tarefas do grupo Dissemine o Amor: “Bom dia! Estivemos visitando a família na sexta-feira e contactamos a Defensoria Pública e provavelmente a equipe irá lá na segunda-feira.  O local é totalmente inóspito. Não tem banheiro. Precisamos alojar essa família (mãe e cinco filhos) num local mais adequado. Tem uma menininha de cinco anos com traqueo e sem a mínima condição de higienização. Comprometo-me na próxima semana em comunicar ao grupo que ação mais contundente poderemos tomar. Só levar roupa não resolve, não tem armário, prateleiras e fica tudo embolado no chão de terra batida.”
Não existe mãe que consiga ver o seu filho com fome, frio e sem higiene, foi preciso chegar esse vírus terrível para que muita gente veja a real situação que vive grande parte da população brasileira. Terrível isso.

SAVE_20200510_160010_compress75
O cidadão comum vem fazendo sua parte, é bem verdade que muitos políticos também estão preocupados em diminuir essas desigualdades, só que tem outros tantos que são indiferentes a essa realidade e só fazem piorar a situação desviando verba pública para atender os seus apaniguados, e pior, para aumentar o seu próprio patrimônio.
Não nos cabe a irresponsabilidade de acusar indiscriminadamente os gestores, incitar o ódio e desqualificar a classe política que saiu de meio de nós, ao contrário, temos é que legitimá-la, reconhecermos nos nossos representantes os nossos guardiães, também não podemos deixar de cobrar deles todos o cumprimento das suas obrigações, inclusive serem honestos, o que não é favor, é obrigação.
A propósito, o Governo Federal liberou para todos os municípios brasileiros dinheiro para que os governadores e prefeitos invistam na prevenção e/ou tratamento do Covid-19. Não seria oportuno cobrar dos gestores investimento desses valores de forma convincente, não se trata nem de aventar a possibilidade de desvio, não cremos nessa possibilidade, e sendo assim, o governador do estado e o prefeito Herzem Gusmão precisam falar qual o montante que veio para o estado e para Vitória da Conquista. Esse é um expediente legítimo, constitucional dos deputados e vereadores, mas é também um dever da sociedade organizada, do cidadão comum, apoiados pelo Ministério Público.
Em tempo: não é preciso nem cobrar, é dever de todos os governadores e prefeitos tornarem público o que receberam do Governo Federal e de outras fontes.
Não é construtivo acusações baratas, rasteiras e por suposições, como também não é louvável “lavar as mãos“ e permitir que o Decreto de Calamidade Pública seja uma oportunidade de superfaturamento por parte de políticos desonestos.
Apenas para ilustrar, já estão disponíveis os leitos dos hospitais HCC e São Vicente contratados pelo governador do Estado e pelo prefeito de Vitória da Conquista, respectivamente.
Voltando ao início da reportagem, esperamos que o Dissemine o Amor, grupo que está tentando resolver a situação daquela mãe de cinco filhos, amanhã, conforme falou Marcelo Moreira, tenha uma solução para o caso. A mãe das crianças ficará feliz!