IMG-20200318-WA0031_compress31

O governador Rui Costa concedeu coletiva a imprensa da capital dando ciência das últimas medidas assumidas no intuito de conter o avanço do coronavírus em todo o estado. Foram medidas que vão mexer com a vida dos baianos, dentre elas a proibição de viagens intermunicipais envolvendo as cidades de Feira de Santana, Prado e Porto Seguro.
Em relação a área da educação, o governador definiu que as aulas nas redes estadual e particular de ensino estão suspensas por 30 dias.

IMG-20200318-WA0032_compress47
Outra importante medida foi assumir o funcionamento provisório do Hospital Espanhol que estava fechado.
Sobre o assunto leia a matéria a seguir:

Após vistoria, governador anuncia reabertura do Hospital Espanhol com 160 leitos para pacientes com coronavírus

Na manhã desta quarta-feira (18), o governador Rui Costa, acompanhado do secretário de saúde do estado Fábio Villas Boas, participou da vistoria técnica no Hospital Espanhol, constatando viabilidade da unidade para atendimento a pacientes com sintomas do novo coronavírus.

Após a inspeção, durante entrevista para veículos locais, o governador relatou as condições encontradas e próximos passos para reativar o hospital nos próximos dias: “Concluímos a vistoria com a equipe e constatamos que tem áreas que precisam de reparos, que serão feitos de imediato. Nós vamos utilizar 80 leitos de UTI e 80 apartamentos, totalizando 160 leitos, além de salas de cirurgia, emergência e refeitório para atender eventuais pacientes que precisem desse atendimento”.

Ainda de acordo com Rui Costa, as medidas para reabrir, temporariamente, o hospital começam hoje mesmo, com dedetização. Depois será feita a higienização e os devidos reparos. Já os profissionais que vão trabalhar na unidade serão contratados pelo governo em formato a ser definido junto à Sesab.

A ocupação temporária do Hospital Espanhol foi solicitada pela Procuradoria Geral do Estado e autorizada pela justiça federal na última terça-feira (17), para uso da unidade como hospital de campanha durante o período de crise na saúde pública causada pela pandemia do Covid-19. O primeiro hospital para atendimento em Salvador segue sendo o Couto Maia, em Cajazeiras.”

Fotos: Paula Fróes GOVBA