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A nossa Rio Bahia, tão próxima, tão familiar, desde a sua inauguração nos ligou ao Brasil. Ficou tudo mais mais rápido, mais perto, o nosso desenvolvimento a partir do tapete preto ficou visível e definitivo. A nossa querida BR116 envelheceu, ganhou rugas, ou melhor, buracos, crateras. O tempo é implacável! Algumas intervenções eram feitas, um “mel de coruja”, um “cala a boca”. Isso, exatamente isso, esporadicamente homens e máquinas eram vistas tapando buracos para calar a voz dos insatisfeitos.
Na gestão do prefeito José Raimundo, às vésperas da eleição seguinte, o trecho que corta a nossa cidade foi recuperado e deu um grande impulso na sua reeleição. O tempo passou e a Rio Bahia ficou em estado deplorável, sofrida, em condições intrafegáveis de Cândido Sales até a cidade de Feira de Santana, o que motivou um levante de todas as classes sociais, no sentido de mostrar as autoridades que os baianos precisam ter de volta os impostos pagos mensalmente. A partir desse pleito em uníssono, veio o contrato com a Via Bahia, que tornou-se a concessionária responsável por administrar a nossa BR.
Todos conhecem a luta e labuta diária da comunidade conquistense tentando sensibilizar todos os envolvidos no imbróglio de Duplicação da Rio Bahia. O tema está na ordem do dia, todos discutem, todos falam, e através do nosso blog, onde postamos matérias sobre o assunto, leitores se manifestam, opinam, como é o caso do Leitor Oculto que mais uma vez nos premia com um texto que deverá provocar a sua reflexão:

“Boa Noite, Massinha!
Analisando as consequências da decretação da Caducidade do Contrato da Via Bahia, para que se realize uma nova Licitação ,para substituição da empresa referida , preocupa o hiato que se criará no funcionamento dos serviços hoje realizados , que mesmo precários, são necessários neste momento.
Ficaríamos aproximadamente dois anos paralisados podendo assim provocar ,por ação de vândalos , a destruição de todas as instalações construídas para operar a rodovia. Mesmo assim , entendemos que decretar a Caducidade do Contrato se faz necessário, haja visto o descaso da Via Bahia.
Desse modo, é necessário que se tome medidas proativas evitando as consequências maléficas que podem ocorrer com a Caducidade do Contrato.
O atual Ministro dos Transportes vem praticando várias intervenções em Contratos de obras que se encontravam paralisadas por conta de irregularidades diversas , inclusive a prática de sobrepreço. Estas intervenções foram feitas , visando dar continuidade às obras e, para isto se recorreu ao departamento de engenharia do Exército do Brasil que possui uma vasta experiência em obras de infraestrutura no nosso país.
Diante do exposto, sugerimos que o movimento Duplica Sudoeste solicite ao Ministro, que estude a viabilidade de uma intervenção, usando o Departamento de Engenharia do Exército para operar o atual sistema de Concessão da Br116, uma vez que que isto pode ocorrer com dispensa de Licitação, conforme determina a legislação atual , até se concluir o processo de Licitação que irá se instalar ,que estimamos ser de dois anos .
Um abraço do seu amigo!”