IMG-20200305-WA0021

Ficou muito claro para os presentes na reunião com o ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, que não tem mais nenhuma possibilidade da Via Bahia continuar como concessionária da Duplicação da BR116. Sem chance nenhuma, é o que nos garantem todos que compareceram ontem à reunião com o representante do governo.
Foram várias entidades de peso, 17 deputados, dois prefeitos, Herzem Gusmão, de Vitória da Conquista e Márcio Ferraz, de  Tremedal, representando o Legislativo conquistense, Luciano Gomes, Fernando Vasconcelos e Nildma Ribeiro. A cidade uniu e foi coesa. OAB, construção civil, indústria, classe médica, enfim, a grita é geral: duplicar a Rio Bahia é uma bandeira suprapartidária.

IMG-20200305-WA0019
Segundo o deputado Waldenor Pereira, “o sentimento é de frustração, o ministro deixou evidente que não existe nenhuma possibilidade da Via Bahia continuar”. O deputado Fabrício Falcão contou com dois colegas de partido, Daniel Almeida e Alice Portugal e ele está afinado com o discurso de todos: “não vejo nenhuma condição da Via Bahia continuar, já enganou demais o povo baiano”, assegura o deputado.

IMG-20200305-WA0024
O deputado José Rocha também esteve presente e opinou junto ao nosso blog:

“O Ministro está determinado a realizar nova licitação para a Br 116 com um acordo de desistência com a Via Bahia e não aceito, decretará caducidade do contrato.
Portanto, é unânime, está sacramentado, a Via Bahia é carta fora do baralho, segundo o parecer dos participantes da reunião ocorrida na tarde de ontem. O presidente da Câmara, Luciano Gomes, objetivo:
Ou a via Bahia entrega a conceção ou o ministro decreta caducidade do contrato”

IMG-20200305-WA0022

José Maria Caires também acredita que está encerrado o vínculo com a Via Bahia. Ele escreve o resultado da audiência com o ministro Tarcísio e parece que teremos que esperar um pouco mais para não convivermos com essa situação de abandono que vivemos em relação a duplicação da BR116. Palavras de Zé:

“Amigos da Imprensa,
Sabemos da importância de todos vocês e o quanto contribuem para o crescimento de nossa região. Ontem, 17 deputados federais, prefeitos de Conquista e Tremedal um estadual, três vereadores entidades e empresários tivemos uma audiência capitaneada por Daniel Almeida com Ministro Tarcísio Freitas, tentando um aditivo de contrato entre o governo e a viabahia para DUPLICAR A BR-116.
Demonstramos ao Ministro que aguardar o resultado do julgamento na ação judicial poderia demorar décadas e prejudicaria a sociedade.
Apesar do esforço de todos, o Ministro foi enfático: “vamos romper com a VIABAHIA, ela nunca cumpriu o contrato, não demonstra vontade e a única solução é decretar a caducidade do contrato” finalizou o ministro.
Saímos de lá todos convictos que a VIABAHIA tem poucos dias de exploração dos pedágios.”

IMG-20200305-WA0025

Não conseguimos até o momento saber a opinião do prefeito Herzem Gusmão. Segundo um assessor, é provável que ele ainda esteja em Brasília. O mesmo assessor está de posse do nosso questionamento e poderá retornar com a impressão do gestor que não pôde comparecer a um debate que a equipe técnica da Via Bahia convocou para esclarecer à comunidade a sua versão sobre essa polêmica que está na ordem do dia em todo o sudoeste da Bahia.
No nosso programa Agito Geral de hoje, levaremos ao ar às 19h, pela Transamérica, esse assunto tão importante. O Diretor de Relacionamento da Concessionária já adiantou parte do que acha: “só lamento que todos aqueles que reclamam tanto não estejam aqui para debater conosco. Temos responsabilidade, estamos em mais três países atuando na mesma área, precisamos do apoio da população de Conquista”, com essas palavras ele abriu o debate no Cemae que contou com as presenças de secretários e coordenadores da administração municipal.