A diretoria da COOPMAC, cumprindo o seu papel social junto à sociedade conquistense, assumiu a campanha desenvolvida em todo o país legitimando o 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos tornando-se a primeira entidade de classe a abraçar causa tão nobre no seio da nossa cidade.

O presidente Jaymiltinho Gusmão, seus pares de diretoria e também os associados festejam os 60 anos de existência que serão completados em 2020. A programação de aniversário já está sendo preparada, tendo à frente da campanha de criação a Gente Propaganda. Dentre a série de eventos que serão realizados, consta a Exposição Agrupecuária que deverá ocorrer no mês de maio.

Segue as informações sobre o ato de adesão da nossa cooperativa ao Dia Nacional da Doação de Órgãos:

“27 de setembro é o dia Nacional da doação de órgãos, e para marcar a data a Coopmac aderiu ao movimento “Coopere com a vida. Seja doador de órgãos.” encabeçado pela OCEB – Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia. 

A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos e, principalmente, comunicar aos familiares sobre essa decisão. 

Dados divulgados pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), ligada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), apontam que a fila de espera por órgãos é alta. A Bahia tem quase dois mil pacientes cadastrados em lista de espera para um transplante de rim, fígado, coração, pulmão e córnea. 

Para diminuir essa fila e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que aguardam por um órgão uma das ações seria atenuar os índices de recusa familiar à doação, pois ainda é uma das principais dificuldades apontadas pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. 

Além da doação de órgãos, a campanha também destaca a importância de ser um doador de sangue. Em Vitória da Conquista  a doação de sangue pode ser realizada no Hospital São Vicente de Paulo, localizado na R. Santos Dumont, 71, telefone para contato (77) 3427-0327, ou no Hospital Geral de Vitória da Conquista, localizado na Av. Filipinas, bairro Felícia, telefone para contato (77) 3427-4501.”