Screenshot_2019-09-16-20-04-20-376_com.google.android.apps.docs_compress19

Vitória da Conquista é conhecida como Suíça Baiana, Terra do Frio e também é carinhosamente tratada como Cidade das Rosas. Como sabemos, se o nome já é lindo, os adjetivos que lhes dão são também maravilhosos.
Neste domingo foi encerrada mais uma edição do Florerescendo, no qual a cidade e também os visitantes conseguem comprar uma variedade de flores de todas as espécies e por preços generosos.Provando que temos muito a ver com o título de cidade florida, em outubro já temos anunciado um grande evento do gênero e que deixará a nossa simbólica pracinha com muito cheiro no ar. Acompanhe o release da Feira das Orquídeas que começará no dia 04 e se prolongará até o dia 06 de outubro:

“Muito se admira e pouco se sabe sobre as orquídeas, são muitos mistérios que circundam este universo, espécies que vegetam em florestas e matas virgens, o que acaba por atrair curiosos. Além dos admiradores leigos, existem os apaixonados, os orquidófilos, pessoas especializadas no cultivo e no estudo de orquídeas. Profissionais que produzem e fornecem plantas e os que cultivam como um passatempo e também são responsáveis por descobrir novas espécies. Os produtores de orquídeas já desenvolveram mais de 150 mil híbridos diversos dessas plantas. Segundo o presidente da ACOR, Orquidófilos Conquistenses Associados, Raimundo Reys, “graças à ciência, aos avanços tecnológicos as orquídeas se tornaram financeiramente acessíveis no mundo todo. Antes, chegavam a ter preços mais exclusivos; existem as mais populares e na Europa, elas estão entre as mais vendidas”. Ainda segundo Raymundo, diferente das rosas, por exemplo, é difícil desidratar (ou secar) as flores de orquídeas. Elas exigem um processo mais lento, e geralmente perdem a cor original.

A MÍSTICA DAS ORQUÍDEAS
As orquídeas sempre tiveram uma aura de sensualidade, devido ao seu formato, à sua beleza, à sua simplicidade e, às vezes até à sua arrogância no formato de suas flores. O nome Orquídea vem do grego órkhis, que significa testículo, e eidos, que significa formato, então, em forma de testículos. Isso porque a primeira orquídea descoberta e descrita foi do gênero Orchis, que tem formato de dois tubérculos. As outras que foram sendo descritas, posteriormente, não tinham o mesmo formato, mas mantiveram grande “sensualidade”. A  maioria das orquídeas não são comerciais e estas que não conseguem entrar no mercado, elas são realmente cultivadas por colecionadores, normalmente leigos, porque os grandes orquidários comerciais só produzem e reproduzem as plantas do seu interesse.

Existem algumas plantas que são usadas para decorar pratos e também não podemos esquecer da Vanilla, uma espécie de orquídea que resultou em um dos mais famosos aromatizantes, a baunilha. Diversas orquídeas tem formatos de insetos como forma de serem polinizadas: elas atraem as mariposas (ou outros insetos em caso de espécies diferentes), que acreditam estar acasalando, e acabam promovendo a polinização. É o caso da relação entre a orquídea abelha e o inseto que lhe deu nome! Na natureza, a extinção de insetos pode levar à extinção das orquídeas. Nenhum outro animal é capaz de promover a polinização.

EXPOFEIRA DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, Vitória da Conquista sediará mais uma edição da EXPOFEIRA, Feira e Exposição de Orquídeas. O evento acontece há mais de dez anos e é promovido pela ACOR, Orquidófilos Conquistenses Associados. Os integrantes contam com o apoio de instituições públicas, como a Prefeitura Municipal e empresas com interesse e preocupação ambiental. A feira já entrou no calendário do município e conquistou uma abrangência nacional pela qualidade na organização e excelência das orquídeas expostas. A ação permitirá a aquisição de plantas de beleza fabulosa além de saúde impecável. A Feira e Exposição de Orquídeas, movimenta a cidade recebendo um público não apenas da região Sudoeste, mas também de outros estado do Brasil. São colecionadores, comerciantes ou simplesmente apreciadores da espécie.

ORQUIDÁRIO MUNICIPAL
A EXPOFEIRA, Exposição e Feira de Orquídeas é norteada pela criação do Orquidário Municipal. O projeto aprovado já tem recursos definidos e aguarda as obras de implantação do novo Horto Florestal, onde será criada uma área de lazer e visitação pública.

MISSÃO SOCIAL E EDUCATIVA
Neste ano, o evento acontece com uma forte missão social, de utilidade pública. O mês de outubro foi escolhido não sem propósito numa adesão à Campanha Nacional de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa. Outra ação social é focada na arrecadação de donativos, a feira estará recebendo leite em pó durante os três dias, tudo será destinado à casa do Amor, instituição que apoia pacientes oncológicos dando suporte também aos seus familiares, com apoio material e psicológico.
Além de exposição e feira de orquídeas, serão oferecidos cursos gratuitos todos os dias sobre cultivo e cuidados com orquídeas. Quem quiser, pode levar suas plantas para serem analisadas por técnicos especialistas que estarão orientando como melhor cuidar das orquídeas para uma floração viçosa.
Com a feira, a cidade ficará ainda mais bonita, pois orquídea é beleza e perfume.
O evento será mais uma vez na praça do Gil, que já se tornou o lugar de referência e harmônico com o meio ambiente.
A exposição contempla plantas dos associados e pessoas interessadas poderão se tornar participante da associação.”

SERVIÇO EXPOFEIRA
Exposição e Feira de Orquídeas
Dias: 4, 5 e 6 de outubro de 2019.
Local: Praça do Gil
Hora: 8h às 22h
Acesso: Gratuito
Donativo: 1 Kg de Leite em Pó