IMG-20190820-WA0035

Olivério Andrade é uma figura bastante conhecida e querida pelos conquistenses, de tradicional família da terra onde nasceu Eugênio Avelino, o Xangai, que é seu irmão, nos envia com muito carinho nota sobre a reunião comemorativa de membros que trabalharam na Tebasa, antiga companhia telefônica fincada na Serra do Piripiri desde os anos 60.
A seguir, tudo o que aconteceu no último dia 17 de agosto entre lembranças e abraços:

“No dia 17 de agosto de 2019, reuniram-se para um almoço de confraternização, ex funcionários daquela empresa. Compareceram 52 pessoas para relembrarem os bons tempos de labuta. O almoço aconteceu no restaurante Casa do Chef. Foi uma tarde de muitos abraços e emoções!
Uma breve história do início da EMBRATEL em Vitória da Conquista:
Pelos idos de 1968, trabalhávamos na Tebasa, eu e meu compadre Erivaldo, quando em belo dia, aparecem três pessoas idagando-nos se sabíamos a localização de um terreno que ficava próximo à nossa estação. Perguntamos o por que da indagação e eles disseram-nos que naquela área seria construída a estação da EMBRATEL.
Pouco tempo depois, as obras tiveram início, inclusive a empresa (Pioneira) chegou a usar a água do poço Tebasa. No ano seguinte (1969), as obras foram concluídas e teve início à chegada dos equipamentos. No início de agosto desse ano, chegaram os quatro primeiros técnicos, dois da área de telecomunicações, Carlos Augusto e Abrão Garibaldi e dois da área de mecânica, Luís Carlos Silveira e Vicente Tibúrcio dos Santos. Um amazonense, paraense, um carioca e um alagoano.
Fizemos uma visita de cortesia e boas vindas aos quatro recém chegados.
No mês de outubro, os quatro responsáveis publicaram nos jornais locais, avisos do concurso para contratações de funcionários para a nova empresa. O concurso foi realizado IEED (Escola Normal), dezenas de concorrentes participaram. Foram aprovados três para a área técnica (Olivério, Ulisses e Erivaldo, nessa ordem de classificação), João Bôsco de Aquino Miranda e Maria Alice, estes para a área administrativa.
Foram admitidos inicialmente para a área técnica, Olivério e Erivaldo, que já trabalhavam nessa função na empresa Tebasa. Pouco tempo depois, Ulisses foi convocado e contratado. Depois chegou nosso colega Antenor Loula.
A EMBRATEL, causou uma verdadeira revolução na área de telecomunicações no Brasil e principalmente no Norte e no Nordeste, que eram regiões praticamente isoladas do restante do país nesse aspecto!
Tivemos por parte dos colegas pioneiros, toda atenção, carinho e treinamentos necessários para desempenharmos nossas funções.
Tínhamos também um colega que cuidava da parte de limpeza e também dos nossos lanches (Vilson).
Depois foi convocado e contratado também, Maurílio Dias Bacelar, (maquinário) esse já está na morada do PAI.
Após a abertura da Estação e sede regional, foram chegando mais e mais colegas, vindos de todas as partes do Brasil, soteropolitanos, sergipanos, cariocas, paulistas, mineiros, holandeses, japoneses, etc…
Só para citar alguns da minha (Olivério) época. Renato, Levi, Nailton, Carivaldo, Linhares, Antonio Pires, Átila César Marques (ACM) Dermeval… .
Em 1969, comecei a trabalhar na EMBRATEL e desligeuei-me em 1972, quando tive que mudar para Salvador, pois havia sido aprovado no vestibular de Ciências Econômicas. Como não obtive sucesso no meu pedido de transferência, fui praticamente obrigado a solicitar o meu desligamento. Gostaria muito de ter continuado fazendo parte dessa linda família EMBRATELINA!
Só tenho que agradecer aos antigos colegas e dizer-lhes que foi uma alegria muito grande revê-los e rogo ao PAI CELESTIAL que permita-nos reencontrar-nos em 2020!
Um até breve!”