WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


agosto 2019
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Disputa para presidir o PT conquistense vai “pegar fogo”

CCEA0B12-3B68-41A1-A940-5A55AFFD833E

Já dissemos aqui, em matéria anterior, que a disputa para dirigir o Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista será acirrada, prova disto é a nota divulgada pelo professor João Paulo, seguidor da sigla desde 1992 quando o advogado Rui Medeiros disputou a prefeitura de Conquista e não logrou êxito. Nesse ínterim, o jovem adimirador do 13 fez ficha de inscrição em 1995 e até hoje continua fidelíssimo ao partido que busca retornar ao comando da Prefeitura Municipal da principal cidade petista do nordeste.

João Paulo divulgou uma nota nas redes sociais que antecipa o clima da disputa que será travada internamente no partido, desde a substituição do atual presidente Rudival Maturano até chegar à indicação do candidato que disputará as eleições de 2020 rumo à prefeitura. Vejam na íntegra a nota:

UMA RESPOSTA À SUPOSTA ESQUERDA SOCIALISTA.

Recebi um texto sem assinatura que coloca nós militantes do Partido dos trabalhadores como um bando de carreiristas em busca de cargos em um futuro mandato do PT em Conquista. Tratam os companheiros Waldenor, Guilherme e Zé Raimundo como oportunistas e degenerados e tecem críticas levianas a Wagner e Rui Costa. Neste mesmo texto, apesar de não está assinado, comportamento covarde, os autores se autoproclamam “esquerda socialista”.

Compreendo que o PT (Partido dos Trabalhadores) precisa ouvir e ler críticas sim, principalmente de quem milita no campo de esquerda, as críticas da direita não nos interessa, pois são e serão sempre fruto de maledicência, ignorância e analfabetismo político. Mas quando alguém que se reivindica socialista faz a crítica devemos ouvir ou ler.

Entretanto, não dá para deixar passar sem resposta a um texto de senso comum, que não consegue compreender a complexidade e a importância do PT em um momento de revez político para as esquerdas brasileiras e mundial.

Depois,  agredir  moralmente e a historia de companheiros como Waldenor, Zé Raimundo e Guilherme certamente não denota uma postura de alguém que se autoproclama “esquerda socialista”. Nem tão pouco é revolucionário, fazer afirmações de que todos os militantes do partido estão fazendo política para garantir cargos numa eventual e possível gestão do partido a partir do pleito eleitoral de 2020. Ser socialista é muito mais que ficar fora dos processos políticos criticando a todos e a tudo como se estivessem no centro do mundo.

Não é segredo para ninguém que o meu grupo interno ao PT o COESO, tem uma postura crítica em relação ao que chamamos de campo hegemônico do partido. Intermente fazemos o infrentamento ao processo de institucionalização política po partido. Mas não podemos admitir que o maior partido de esquerda da América Latina e companheiros, que mesmo em uma linha diferente da nossa sejam execrados publicamente sem uma resposta.

Claro que eles poderam responder aos insultos por conta própria. Mas não podemos deixar de fazer este enfrentamento também. O PT ao longo de sua curta história tem sido capaz de responder dignamente aos anseios da população Conquistense, Baiana e Brasileira. São inegáveis as conquistas sociais e políticas impetrada por este partido em seus governos. Até concordo que estas conquistas sejam no campo da social democracia, mas se os autores do texto tivessem a capacidade política para fazer análise de conjuntura, saberiam que o atual momento político e histórico é completamente desfavorável à revolução socialista. E mais, que qualquer processo de radicalização em uma sociedade onde as camadas populares, verdadeiros agentes revolucionários na perspectiva marxiana ou marxista, não estajam prontos para o enfrentamento com a burguesia está fadado ao insucesso.

A esquerda precisa compreender que o processo de transformação das estruturas sociais, politicas, econômicas e culturais que leve à superação total do modo de produção capitalistia, se dá em longa duração, não é obra de uma vanguarda que consideram detentores da verdade histórica.

Os companheiros citados no texto dos suposto “esquerdas socialistas”, a despeito das contradições políticas que possam ter cometidos, estão na luta e construindo o processo político. O que estão fazendo seus detratores? Qual a contribuição destes para a construção da sociedade socialista? O que estes detratores tem feito para além do PT na perspectiva revolucionária para construir uma sociedade socialista?

O PT e sua militância, suas lideranças, cometeram erros, mas nunca se furtaram a construir a luta da classe que vive do trabalho.”

1 resposta para “Disputa para presidir o PT conquistense vai “pegar fogo””

  • Lidice says:

    Muito interessante a briga intestina do PT! Acho tão engraçado citarem os três políticos como de “ Esqyerda e Socialistas”! Eu diria que gostam do Poder, do Caviar Beluga , das viagens caras e de vantagens de se dizerem Esquerda! Muito interessante.. quem acreditou tem noção do que são é pra que vieram. Parabéns aos que escreveram desqualificando-os como socialistas!

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia