Uma das mulheres mais distintas e atuantes de toda a história de Vitória da Conquista, sem dúvidas, é a inesquecível professora Heleusa Câmara que Deus levou para Si dias atrás.

Ela não sai da memória de todos que a conheceram. Mulher nobre, fina, educada, elegante, de família tradicional, mas não obstante tudo isso, sempre conviveu com as pessoas simples, seja do mapa urbano ou da zona rural. A nossa querida intelectual, escritora e historiadora poderia, se quisesse, ter dirigido os destinos de nossa cidade, não apenas como secretária de Educação que foi, mas como timoneira em grau maior dos munícipes de nossa cidade.Heleusa não nos permitiu tê-la como gestora, o seu norte seria um caminhar próspero e humano, seria um mandato coberto de conquistas em prol da educação. Ela se foi, mas deixou um legado espetacular a ser seguido. Heleusa Câmara poderia ter deixado que sua foto fizesse parte da galeria de ilustres homens públicos que emprestaram seus serviços em benefício da nossa terra, cujo local é o Casarão Regis Pacheco.

Local bem frequentado por Heleusa, a entidade que ela presidiu, a Academia Conquistense de Letras abrirá suas portas no próximo dia 02 de agosto quando lhe prestará uma homenagem. Segue o convite:

34AC59FD-59BC-45F7-8218-31730E9DBEDC