E2C70C93-31C4-4F9E-8170-3EFA26EF7267

O turismo cultural foi debatido em reunião do secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, com a cantora Margareth Menezes, nesta segunda-feira (3), em Salvador. Durante a conversa, o Mercado Iaô, localizado na Ribeira, foi citado como espaço propício para implantação de um receptivo turístico de qualidade, dando destaque à cultura baiana.

Situado em um prédio do século XIX, além de eventos culturais que incluem uma feira de artesanato com itens típicos da Bahia, o espaço atualmente é utilizado para a qualificação de 120 jovens em curso de teatro. A iniciativa é realizada por meio do Programa Trilha, mantido pelo Governo do Estado.

“A arte e a cultura da Bahia são reconhecidas em todo o mundo. Precisamos reacender no baiano também a vontade de visitar a sua cidade”, disse Margareth, ao citar que o Mercado Iaô destaca a cultura baiana e pode sediar um receptivo turístico e manifestações para valorização da cultura afro-brasileira. A artista também falou sobre iniciativas para contribuir com a promoção da Bahia no mercado internacional.

O secretário Fausto Franco destacou o fato de o Mercado Iaô estar localizado bem próximo à Marina da Penha – o patrimônio passará por obras de requalificação por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para fomentar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. “A realização do receptivo pode ser uma oportunidade de oferecer atrativos culturais, otimizando a experiência de baianos e turistas em Salvador”, resumiu o secretário.

Também participaram do encontro a empresária Jaqueline Azevedo, gestora do Mercado Iaô, e o coordenador-geral do Prodetur-Bahia, Márcio Franco.

Repórter: Ana Paula Cabral