WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


janeiro 2019
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Gás Natural pra Conquista: discussão esquenta e mobiliza a cidade!

E12BF9D4-798D-4BB8-969E-BBF4A4ECA337

Diante o grande interesse que a noticia da Vinda do Gás Natural para Vitória da Conquista e região gerou, procuramos mais informações e descobrimos respostas para vários questionamentos:

Porque o Gasoduto não passa por Vitória da Conquista?

O projeto do gasoduto foi pensado para atender grandes consumidores de gás em Caetité e Brumado (Mineradoras) e por viabilidade técnica e econômica ele seguirá pela faixa de domínio da Ferrovia, não há interferência política no processo, a escolha do percurso é excencialmente técnica e estes consumidores justificam o investimento.

É viável criar um gasoduto de Jequié ou Brumado para que o Gás Natural chegue a Vitória da Conquista?

A princípio não existe viabilidade porque nosso município tem nos dias atuais uma demanda considerada insuficiente para justificar os altos custos de instalação de um gasoduto, da ordem de centenas de milhões de reais.

Então Vitória da Conquista não vai ter acesso ao Gás Natural?

A Bahia Gás tem muito interesse em nossa Cidade, e vem desenvolvendo um modelo de distribuição alternativo junto com uma empresa estrangeira, que após pesquisas de mercado, estudos de viabilidade e dimensionamento do projeto ao longo de mais de dois anos, está concluso e pronto para por em prática, sendo bem provável que nossa cidade tenha oferta de gás Natural até antes dos municípios que serão contemplados pelo gasoduto.

Como funcionaria esta distribuição alternativa?

O Gás é captado na rede existente, liquefeito e transportado para Conquista e região em caminhões, como se faz com outros tipos de combustível.

O grande detalhe é a tecnologia de liquefação que é feito resfriando o gás a temperaturas muito baixas com a tecnologia patenteada. Um processo inovador e exclusivo utilizado nos mais modernos projetos de distribuição de Gás Natural pelo mundo todo.

Porque o gás Natural é tão importante?

A importância do GÁS NATURAL explica-se por razões diversas. De início a sua versatilidade. A exceção do querosene para aviões a jato, ele é capaz de substituir todos os outros derivados de petróleo. Pode ser usado nos automóveis, alternativamente à gasolina e ao álcool carburante. Substitui o óleo combustível, o diesel, os carvões mineral e vegetal e o urânio nas centrais termoelétricas. É matéria prima fundamental na indústria petroquímica, competindo com a Nafta. Pode ser utilizado para a produção de solventes e fertilizantes, como a amônia e a uréia e respectivos derivados.

Sua aplicação como redutor siderúrgico também constitui exemplo da sua ampla utilização no mercado moderno.

O Gás Natural é poluente? Como ficara a qualidade do ar de nossa Cidade?

Trata-se de combustível de queima total, que não deixa resíduos, nem cinzas. Sua utilização não requer imobilizações financeiras em estoques.

Seu emprego é imprescindível na indústria de produtos especiais como porcelanas finas, onde o uso de óleo combustível pode comprometer a qualidade final.

O emprego do gás natural traz importantíssimos benefícios ecológicos porque a lenha e o carvão vegetal são utilizados em larga escala.

O gás natural pode evitar o desmatamento de milhares de quilômetros quadrados do nosso território.

O Gás Natural é seguro?

No setor automotivo, a eficiência do seu emprego já está devidamente comprovada no chamado GNV – GÁS NATURAL VEICULAR, bem mais barato e não suscetível de adulteração como a gasolina, o GNV conquistou definitivamente os taxistas e seu consumo tende a se universalizar na categoria.

Nas residências, substitui o GLP (gás de cozinha – gás em botijão), este mais pesado e, portanto, de utilização mais perigosa.

O gás natural, sendo mais leve, sobe, enquanto o GLP fica à meia-altura, probabilizando explosões.

O gás natural é praticamente isento de enxofre, acarretando maior durabilidade aos equipamentos e instalações (menor corrosão), e sua queima não emite particulados (cinzas, nitretos, anidridos e etc) causadores das chuvas ácidas

Dito isso, me recordo do meu tempo de escola onde aprendi que para uma região se desenvolver é preciso dentre outros fatores de Energia e a vinda do Gás Natural como nova matriz energética com certeza trará novas industrias para região e torna as aqui instaladas mais competitivas lembrando que a nossa posição geográfica, interligada a todas as regiões do brasil nos coloca como principal portal do Nordeste.

Aguardamos com muita curiosidade a apresentação que a Bahia Gás fará no dia 31/01/2019, vamos acompanhando bem de perto todas as novidades e traremos para vocês em primeira mão, pois acreditamos estar presenciando mais uma revolução em nossa cidade, como a vista com a implantação da lavoura do café na década de 60 e 70, e na transformação de Conquista na potência que é hoje, referência na educação, medicina, construção civil e comércio forte, mesmo nos momentos difíceis que o Brasil vem enfrentando e ainda luta para superar.

 

1 resposta para “Gás Natural pra Conquista: discussão esquenta e mobiliza a cidade!”

  • ERIOVALDO LEMOS LEAL says:

    A muitos anos aguardo a concretização do fornecimento do GNV em Vitória da Conquista. Trabalhei em Itabuna entre 2007 a 2017 e deste que o GNV chegou por lá que instalei em meu carro. A economia é espetacular e vale muito apena!

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia