6BB22DE6-B168-4839-B9C4-B79268E51B96

Veiculamos ontem no nosso blog que o advogado Gutemberg Macedo Júnior, o Guto, poderia voltar a disputar a presidência da OAB, ele que já esteve à frente da entidade em duas oportunidades. Vários amigos advogados me confessaram o desejo de trazer de volta para o comando da Ordem, daí eu tornei público o que aspiram os colegas do conceituado advogado.

Desde ontem à noite que vários leitores do nosso blog questionaram a possível candidatura de Guto. Os tambores ecoam por aqui. Mas só ele pode responder.

Sandro Loureiro, advogado, foi um que me questiou e em seguida me confessou algo: “Massinha, Guto não será candidato, ele me apoia para disputar o cargo”. Liguei pra Guto, conversamos longamente e ele resolveu assumir uma posição definitiva. Veja o que ele escreveu a seguir:

“Prezado amigo Massinha.

Devo esclarecer que apesar de ter sido convidado por um grupo numeroso e importante de advogados renomados para disputar novamente a OAB Conquista nas próximas eleições, convite este que me deixou muito honrado, declinei da convocação.

Já servi a OAB Conquista por dois mandatos e já dei minha contribuição à advocacia e a nossa cidade no cargo de Presidente de tão prestigiosa instituição. Voltar não está em meus planos, mesmo porque entendo salutar a renovação.

Tenho visto com muita preocupação a OAB Bahia e Conquista tomar os rumos da partidarização política, inclusive os péssimos hábitos da política partidária de nosso país.

É preocupante saber que no último triênio não foi adotada uma medida efetiva para melhorar nosso sistema judiciário.

Ver a OAB direcionada a festas e promover discriminação a funcionários por conta de sua orientação sexual ou ceder à prática de nepotismo.

A captação de apoio com a nomeação dos jovens advogados, recém formados, para um sem número de comissões que, na maior parte, não servem para nada, apenas para alimentar egos.

Ver a diretoria comprar automóvel para transportar o presidente atual.

Enfim, não é essa a OAB que idealizamos, nem esse é seu papel secular.

Meu apoio será do colega Sandro Loureiro, porque é jovem e bem sucedido advogado. Porque é a verdadeira renovação.”