CD2FCD18-37D9-43B2-AB96-7867F0B2A9BE

O forrozeiro Targino Gondim vem garimpando a sua caminhada política há muito tempo, as suas inserções pela Bahia em defesa do forró ganhou densidade e ecoou por todo o nordeste, e atraindo outros nomes de peso da música nordestina, juntos criaram o movimento DEVOLVAM O MEU SÃO JOÃO, um claro grito de autodefesa, já que perceberam que gradativamente os palcos dos defensores do legado deixado por Gonzagão perdiam espaço para o chamado forró de plástico e também para o sertanejo. Flávio José, Adelmário Coelho, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, dentre outros, aderiram ao movimento. O brado cresceu, ecoou. ganhou força e artistas, produtores culturais, começaram articulações para manter viva a chama do nosso forró, o autêntico.

Targino Gomdim é um desses nomes que saiu em defesa do nosso título, não só cantando, dando entrevistas, mas também criando eventos em praças públicas por várias partes do estado difundindo a música que alegra a alma do povo nordestino. O Festival de Forró, o Conecta Chapada e Uma Noite de São Joao são três realizações que tem o cantor, compositor e tocador como criador e realizador.

Targino Gondim busca agora levar a sua voz em defesa da música e da cultura através de um mandato, legitimado pelo povo através do voto, aí sim, com a força que tanto precisa para criar leis e ficar no centro das discussões que definem os destinos do país. Mais do que oportuna a decisão de Targino candidatar-se a uma vaga na Câmara Federal, é a certeza de que o forró terá um representante para defendê-lo com conhecimento de causa. Nesse instante que a Bahia luta para o forró tornar-se Patrimônio Imaterial do Brasil, o link para outras bandeiras junto ao Congresso Nacional tem o som do triângulo, da zabumba e da sanfona, e tem a voz de Targino ritmada, cadenciada. Mas se for preciso ele saberá gritar: Devolva Meu São João!

Da região de Serrinha, Edylene Ferreira, também do PV, dobrará com Targino, como deputada estadual.