Na última quinta-feira (19), o IFBA campus Vitória da Conquista recebeu a Mostra e Competição de Robótica. O evento, que está em sua segunda edição, trouxe apresentações de projetos da área, além de competições nas modalidades corrida de seguidor de linha e luta de sumô entre robôs.

O professor de Engenharia Elétrica João Erivando, responsável pela Mostra, afirma que o evento promove a valorização do ensino interdisciplinar e a troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores. “A ideia começou de um projeto de extensão, ao ver a possibilidade de mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos aqui no instituto, como também nas outras instituições de Vitória da Conquista”, conta.

3D4B6490-B321-4EEF-B106-EAD6DE170A96

Professor João Erivando, responsável pela Mostra.

Karine Ramos, aluna do 9º semestre de Engenharia Elétrica, criou o seu projeto com base na forte produção de mangas na região. Trata-se de um sistema inteligente de seleção e classificação de frutas de acordo com o seu grau de maturação. Sobre a Mostra, ela afirma que a iniciativa estimula os alunos não só do ensino superior, mas também do médio, a conhecerem a robótica. “Aqui tem alunos que desenvolvem projetos legais na área, não só para competições, mas também com outras finalidades.”

Com o projeto de uma cadeira de rodas motorizada de baixo custo, Adriano Oliveira, também aluno do curso de Engenharia Elétrica, acredita que eventos como esse ajudam a difundir o conhecimento. “É muito interessante por conta da divulgação da robótica, que é uma área que tem tido grandes avanços, porém muitas vezes fica restrita a uma pequena parcela da população”, completa.

7B5BB716-7C46-4D7B-A64C-E11025573534

Adriano Oliveira e seu projeto de cadeira de rodas motorizada de baixo custo.