056255C2-CB3E-46B3-85DF-BF4E04B0235C

Por Ronnie Peterson

Aliás, está muito longe disso. Revela apenas um lado obscuro de nossa sociedade, principalmente dimensiona o quanto a Nova República, inaugurada após o fim do Regime Militar que por trinta anos submeteu o país a uma ditadura, está cada dia mais doente e antidemocrática. Não há nada o que comemorar quando, um ex-presidente, de forte identificação popular, é processado e condenado por corrupção. 

O mais triste é que todos os presidentes eleitos diretamente pelo povo, desde 1989, estiveram de uma maneira ou de outra atreladas aos velhos esquemas corruptos que mantém o poder constituído no Brasil. Seja por esquemas como o Caixa 2 ou por propinas à escondidas, recebidas por agentes políticos, dos cargos mais simples em cidades quase esquecidas, aos nobres cargos do auto escalão da República ou por indicações que normalmente seguem o laço familiar, quase como dinastias que há séculos comandam os destinos do país.

Esquerda e Direita no Brasil (apesar de que os campos políticos atualmente estão tão dispersos e difusos que é praticamente impossível identificar ideologicamente como cada partido se posiciona) foram afetados por essa teia de relações espúrias que aderem a qualquer um que esteja no poder. 

Nos anos 80, Lula apontava a existência de 300 picaretas no Congresso Nacional, frase que de tão famosa virou verso de uma música de sucesso do Herbert Vianna, sinal de um tempo que poderia ter ficado para trás. Após inúmeras tentativas sem sucesso, o líder do PT se “uniu” aos picareta que tanto combatia para, enfim, alçar-se ao tão sonhado cargo de Presidente da República.

Lula hoje paga o preço de suas alianças, de ter sucumbido aos velhos esquemas que tanto denunciou e que, através da cúpula dirigente de seu partido. No primeiro escândalo, o Mensalão, foi “blindado” pelos delatores, e mesmo com a evidência de que seus homens mais confiáveis como  é o caso de José Dirceu, estavam envolvidos ele acabou saindo incólume.

A lição não foi aprendida e, com sua sucessora, novos escândalos se sucederam, empresas públicas foram devassadas e mais aliados presos, dessa vez em conjunto com grandes empresários, além do impeachment (o segundo da Nova República).

Lula passou por uma investigação criminal conduzida pela Polícia Federal, passou pelo processo penal conduzido pelo juiz Sergio Moro, onde sua banca de advogados, uma da mais caras que o dinheiro pode pagar no Brasil, com absoluto respeito ao contraditório e ampla defesa, tendo, também, seu recurso de apelação sendo processado pelo Tribunal Federal da 4ª Região e por fim as várias tentivas de Habeas Corpus, todos infrutíferos, não há aqui que se falar em injustiça.

Conforme já me posicionei em comentário anterior, sou contra a prisão em segunda instância pois fere o princípio da presunção de inocência insculpido no art 5º, LVII que é tácito e não comporta, ao meu entendimento, outra interpretação que não seja o trânsito em julgado no processo penal para o início do cumprimento de pena. Mas, a Corte Suprema assim o decidiu, e até que se mude o posicionamento é o entendimento que deve prevalecer a todos.

Infelizmente os ventos da mudança, da construção de um país sério, de uma democracia madura e eficiente estão obscurecidos pela confusão política e ideológica a que estamos submetidos. O show midiático proporcionado pela prisão do ex-presidente, seja pela festa dos seus acusadores seja pela manifestação de seus apoiadores só mostra o quão imatura está nossa democracia. Não há motivos para festejar, apenas para refletir que o Brasil, como um todo, precisa se “reinventar” como nação. É necessário trilhar um caminho diferente, valorizando os princípios norteadores da liberdade, da justiça e da democracia participativa.

Por fim, espero que a Lava-Jato dar continuidade na caça aos corruptos e que, principalmente, possa seguir na direção daqueles que ainda estão soltos, Aécio, Renan, Jucá, Lúcio Vieira Lima…