Tia Nem

Por Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)

Paciência é o que mais está faltando entre os seres humanos, nesses dias conturbados. Não estamos mais pacientes para com os acontecimentos ao nosso redor, se à fila do banco demora, se o trânsito congestiona, a fila do caixa do supermercado está grande demais, se alguém que marcou um compromisso passou da hora, etc, tudo é motivo para que a impaciência se apresente. É a falta de paciência que tem acarretado irritações em milhares ou milhões de pessoas em todo o mundo e tem nos assombrado constantemente. Uma pessoa sem paciência, se irrita com facilidade e a irritação pode provocar graves consequências. O grande político, estadista e pensador estadunidense, Benjamin Franklin, nos falava que toda pessoa que tem paciência, cria oportunidades de obter tudo aquilo que deseja, porém a falta de paciência, pode fazer com que uma pessoa perca tudo o que conquistou.
Quando ficamos sem paciência, perdemos o controle dos nossos sentimentos e ficamos reféns de emoções que podem acabar com o nosso humor, ânimo e nosso comando emocional. A impaciência pode ser o somatório de problemas que vamos acumulando em nossa vida, e estão sempre relacionados ao estresse e à rotina atribulada que vivemos. A busca pelo sucesso profissional, a luta diária para arrumar ou permanecer no emprego, as relações conflituosas familiares e com amigos, os relacionamentos amorosos, tudo tem contribuído para que a nossa paciência atinja ao limite permitido pelo nosso emocional. A falta de paciência não aparece de um dia para o outro ou você dorme tranquilo e acorda sem paciência, normalmente o processo acontece pelo acumulo das irritações, que fazem com que nos desequilibramos e fiquemos sem saber como agir em situações extremosa ou mesmo em momentos banais, o que faz com que a nossa ansiedade fique maior do que o respeito e a compreensão com o nosso semelhante.

O ser humano se tornou muito individualista, isso tem acarretado falta de empatia nas situações em que o nosso semelhante necessita de ajuda. Em alguns casos, exigimos prioridade nos atendimentos e em outros casos, exclusividade e privilégios. Esses sentimentos e emoções são características de pessoas que perderam a paciência, estão irritadas consigo mesmo e com os outros. Se você estiver sentido que anda muito irritado e já não tem paciência para as “tolices” dos outros, você está precisando buscar ajuda profissional, fazer treinamento de escuta e atentar para as necessidades dos que vivem à sua volta, e buscar ouvir e entender os anseios de cada um. Para que você tenha êxito, comece por ocupar a sua mente com coisas úteis e agradáveis, não tenha pensamentos negativos, procure sempre relaxar quando estiver esperando em uma fila, tenha cuidado no trânsito, aprenda a se acalmar mesmo em meio a um grande congestionamento, lembre-se que existem outras pessoas que estão na mesma situação que se apresenta a você e que todos querem resolver seus problemas. Comece a analisar as suas irritações, observe cada sintoma e se continuar afetando o seu comportamento, procure um profissional, que trabalhe na área, para evitar maiores consequências.