nando da costa lima

Neusinha sempre se destacou,desde menina sonhava com o estrelato, queria ser atriz. Como não deu certo, por causa de sua voz estridente, foi o jeito se casar com o prefeito e se tornar primeira-dama. Tá certo que o casamento foi arranjado. Casou com aquele caco-velho por uma questão de interesse, mas valeu a pena. Com o tempo ela descobriu que nasceu para ser mulher de político, adorava um conchavo, e não pode se negar que as quatro últimas campanhas só foram ganhas graças a sua participação. Fazia de tudo pra conseguir votos pro maridão, no Natal distribuía remédio com a data vencida. No S. João fazia o mesmo, só que em vez de remédio dava comida estragada, era o exemplo de caridade da cidade. Neusinha já tava beirando os cinquenta anos, e se quando nova já não era lá essas coisas, agora tinha virado um bucho. O que tinha de feia tinha de convencimento. Era um castigo para os políticos que tinham que entrar em contato com o prefeito, sem sua permissão nada se resolvia naquela progressista cidade da caatinga baiana. Ela fazia de tudo pra que aquele fim de mundo tomasse jeito de cidade, queria modernizar o lugar de qualquer maneira e isto às vezes levava o marido ao ridículo. Como da vez que contratou Luiz Caldas para um show e fez questão que o prefeito aparecesse trajado no mesmo estilo do artista, até brinco ela pendurou no “velho”. Aquilo quase o fez ser expulso do partido, só não foi porque se defendeu lembrando que tem um político baiano que se fantasiou de baiana na França e continuou dando as cartas. Mas este fato não deixou de tirar um pouco de sua popularidade. O mesmo aconteceu com aquele inconveniente de escolher seu sogro como O Homem do Ano sendo que o velho tinha morrido há 17 anos. Neusinha quis consertar dizendo que o velho tinha mandado uma mensagem por um médium pra construir o Ginásio de Esportes, que foi a obra do ano, mas não teve jeito: Os homens de bem da cidade ficaram retados. Como todo novo rico, todos queriam ser o Homem do Ano no lugar do defunto. Foi o jeito deixar o sogro como o 1º Homem do Ano, e eleger um 2º Homem do Ano
Tirando os imprevistos acima citados, tudo corria bem na prefeitura. Era um coquetel pra um deputado aqui, uma homenagem a um parente ali. Aquela mesmice comum a toda cidade com menos de cinquenta mil habitantes. Mesmo assim Neusinha fazia questão de se mostrar a mais ocupada das mulheres, só a viam nas “carreiras”. Parecia mais ocupada que primeira dama de presidente (o que não é o nosso caso). Numa bela tarde ela, pra variar, marcou uma reunião com as mulheres dos ricos da cidade com a finalidade de resolver alguns problemas comunitários relacionados à pobreza. A reunião correu bem, muita comida, bastante bebida. Quanto aos pobresl Estes ficaram pra próxima reunião. Estavam todas na porta da rua se despedindo quando a primeira-dama pra dar um ar de difícil chamou a secretária e deu uma ordem aos berros chamando a atenção das amigas e de quem tava por perto – “Agora eu vou descançar, não me acorde pra ninguém, estou cansadérrima. Entendeu Zefa???” As amigas foram embora e Neusinha desmaiou na cama. Nesse intervalo, o Governador que sobrevoava a cidade devido a um pequeno problema no avião teve que descer naquele fim de mundo. Pra não ser grosseiro com o colega do mesmo partido, resolveu visitá-lo em companhia da esposa enquanto o avião era reparado. Quando chegou na casa do prefeito deu de cara com a secretária, esta informou que o patrão estava viajando. O governador pediu que ela chamasse a Primeira-dama. Aí Zefa foi taxativa – “Dona Neusinha antes de se deitar disse que não queria ser incomodada por ninguém”. O Governador e a esposa foram embora sem conseguir uma audiência com a princesa do agreste.
Quando Neusinha acordou e perguntou se tinha aparecido alguém enquanto ela dormia e Zefa respondeu que só o governador e a mulher dele tinham passado. Ela caiu durinha, só recuperou depois de dois dias. Mesmo assim, até hoje, toda vez que um. avião sobrevoa a cidade ela corre pra casa e póe um vestido de gala. Uns dizem que ela endoidou, mas nada. Ela às vezes até se gaba dizendo que um dia teve que falar que estava dormindo só pra não receber a chata da mulher do Governador.