WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


novembro 2017
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Dê descanso ao seu domingo

Edvaldo

Por Edvaldo Paulo

Antes de começar uma reunião do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, estava conversando com meu amigo Cesar Buzzin sobre as nossas rotinas do dia a dia, alguns costumes e vícios que nos tornam meio mecânicos. A nossa discussão versava sobre a quantidade de atividade que desempenhávamos. Chegamos à conclusão de que precisamos dar descanso aos nossos domingos e feriados.
Sempre vejo as pessoas questionarem outras – o que fez no domingo? – Alguns respondem com um ar de fracasso dizendo que nada fez. Outras já dizem terem realizado várias atividades. Quem é vitorioso? Quem nada fez ou quem muito fez? Para mim, o que muito fez talvez goste de chegar à segunda-feira estressado, cansado para a suas atividades da semana; já eu prefiro o ócio.
Por que Deus, ao fazer o mundo, descansou no domingo? O que significa descansar? Pelo meu entendimento, é nada fazer. É relaxar, gastar o tempo com coisas de que gostamos mas, principalmente quando estamos a fim de fazer.

O Rabino Nilton Bonder, num belíssimo texto sobre o assunto, diz:.

​As montanhas estão com olheiras, os rios precisam de um bom banho, as cidades de uma cochilada, o mar de umas férias, o domingo de um feriado… Quem tem tempo não é sério, quem não tem é importante. Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco. Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos. Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é um interrupção.
O dia de não trabalhar não é o dia de se distrair: literalmente, ficar desatento; é uma atenção – de ser atencioso consigo e com a sua vida.
A pergunta que as pessoas se fazem no descanso é: o que vamos fazer hoje? –Já marcada pela ansiedade. E sonhamos com uma longevidade de 120 anos, quando não sabemos o que fazer numa tarde de domingo. Quem ganha tempo, por definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande “radical” livre que envelhece nossa alegria – o sonho de fazer do tempo uma mercadoria.
Em tempos de novo milênio, vamos resgatar coisas que são milenares. A pausa é que traz surpresa e não o que vem depois. A pausa é que dá sentido à caminhada.
A prática espiritual deste milênio será viver as pausas. Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar.
Afinal por que o Criador descansou? Talvez porque, mais difícil do que iniciar um processo do nada seja dá-lo como concluído”.

Tenho o domingo como um dia meu. Não faço nada que não quero. Não faço nada que não esteja a fim e em que não esteja embutida uma imensa agradabilidade. Se és meu amigo e tens um convite para o domingo, não precisa esconder de mim, sabe qual é a minha resposta? Não estou a fim. Geralmente são quatro domingos no mês e eu tiro esses quatro ou cinco domingos como meus dias. Não os dou, não os empresto a ninguém. SÃO MEUS! Quem tem seus compromissos não me inclua porque não vou cumprir.
Nesses domingos, faço o que eu quero, na hora que eu quero, do jeito que eu quero e na velocidade que quero. Esqueça-me no dia de domingo. No domingo, aproveito para ser só eu.
Domenico De Masi em sua obra “L`EMOZIONE E LA REGOLA”, (editora UNB José Olympio, 6ª edição) diz que nós, seres humanos, só pensamos e desenvolvemos mais ideias quando estamos inteiramente despreocupados e relaxados. Quando Domenico assume algum trabalho de reestruturação de uma empresa (e ele o tem feito em grandes empresas), a sua primeira atitude é mandar os executivos limparem as mesas e irem cedo pra casa. Trabalhar menos e pensar mais. Domenico, em sua carreira e com suas teorias, é um sucesso no mundo inteiro. Como exemplo, Domenico diz para irmos às ilhas gregas e ficarmos de papo para o ar ao menos três meses do ano. Quem sou eu para contrariá-lo?
Existem pessoas que se vangloriam por ter precisado trabalhar o domingo, eu me vanglorio por nada ter feito. Passei o domingo com um bom calção, camisa polo e uma sandália de arrasto, e fiquei de papo pro ar. Ainda brinco com meus amigos: – “estou doido que o mar pegue fogo para eu comer peixe assado”.
Se tartaruga corresse, duraria 300 anos? O mestre Dorival Caimmy, de saudosa memória, é conhecido como o rei da preguiça. Viveu mais de 90 anos e ainda brincava – “quando estou descansando e me dá vontade de trabalhar, deito em uma boa rede e fico lá, até a vontade passar”.
Claro que precisamos trabalhar. É através do trabalho que buscamos conquistar os objetivos, mas precisa de tanto stress? Se Deus, que é infinitamente grandioso, descansou no domingo, quem sou eu para contrariá-lo.
Dê descanso ao seu domingo. Pare e aprenda a ser você. Aprenda a fazer coisas simples, como pisar no chão descalço, chupar picolé, tomar um bom sorvete, sentar num banco de jardim, apreciar os murmúrios dos pássaros e das árvores, ou então ficar de papo para o ar sem fazer nada. Afinal, o domingo é para isso mesmo.
O grande Chico Anísio, em entrevista ao Jô Soares, com sua sapiência, deu alguns exemplos maravilhosos. Citou algumas pessoas de 90 anos, vivas, lúcidas e provou que essas pessoas nunca viveram a vida com stress, correndo, ou seja em uma atividade frenética. Gosto do meu povo baiano e seu jeito maneiro e alegre de viver.
Dr. Mariano, presidente de uma grande instituição financeira, meu amigo, foi para uma reunião em Salvador e saiu atrasado para pegar o seu voo. Ao entrar no taxi disse ao motorista que estava atrasado para ele dar “uma puxadinha”. Dr. Mariano perdeu o voo e, ao arguir ao taxista por que ele não andou mais ligeiro, o sábio homem lhe respondeu: – “sabe, doutor, os únicos caras que ganharam dinheiro correndo foram Pelé e Emerson Fitipaldi”. Dr. Mariano entendeu a mensagem. Se você está com pressa, o problema é seu, mas saiba o que isso lhe custará no futuro.

2 respostas para “Dê descanso ao seu domingo”

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia