B4509726-94E0-49FC-810D-AA509D7EF3C2

Os portadores de doenças pulmonares que sofrem com asma, DPOC, Infartos ou passaram por alguma cirurgia torácica contarão em breve com o Centro de Reabilitação Pulmonar de Vitória da Conquista, que será oficialmente inaugurado no próximo mês, nas dependências do Hospital Unimec. O instituto Support de Reabilitação Cardio Pulmonar será o primeiro da região a oferecer assistência especifica para essa população de pacientes, cujo resultado do tratamento implica em redução do uso de medicamentos e das agudizações, capacidade aeróbica e respiratória restituída em até 80% em casos específicos resultando aumento da qualidade de vida, independência prolongada e aumento da vitalidade.
A Suportt surge a partir de uma necessidade regional e a partir dessa realidade os investimentos foram garantidos para que Vitória da Conquista recebesse o primeiro e mais completo centro de reabilitação pulmonar do sudoeste baiano, ressalva o professor Danilo Rocha, responsável técnico pelo serviço. O professor afirma que o centro é o único com a tecnologia exclusiva para atender os pacientes que tem disfunçao pulmonar. “O paciente encontrara no centro de reabilitação um atendimento completo, seguro, acolhedor e humanizado”

O rigor da terapia cumpre etapas da pré-consulta onde acontecem a realização das provas de função pulmonar e capacidade funcional além da triagem do estadiamento da doença; consulta ambulatorial em consultório, no próprio hospital UNIMEC para definição do protocolo assistencial junto ao paciente, sua família e o médico assistente, objetivando traçar um plano terapêutico que contemple especificamente aquele indivíduo e posteriormente o paciente é encaminhado para o centro de reabilitação, com protocolo estabelecido, definido e prescrito individualmente. “Esse é um grande diferencial do nosso serviço. O paciente não vai ser incluso em pacote, ele vai ser visto de maneira individual, sendo que toda terapêutica adotada será baseada nas mais modernas evidências cientificas garantindo o resultado esperado de maneira clínica e estatística!

A estrutura oferecida conta além de todos os recursos comuns a centros de reabilitação Pulmonar, um moderno programa de monitorização multiparamétrica durante os exercícios, avaliação de lactato, oxigenoterapia, suporte ventilatório não invasivo e o mais moderno programa de treinamento muscular respiratório, este sendo considerado o mais eficaz da atualidade amplamente utilizado nos grandes centros internacionais com resultados cientificamente comprovado em atletas, pacientes com doenças cardíacas e principalmente em indivíduos com doenças pulmonares, garantindo a implementação da mais recente tecnologia e consequentemente eficácia na assistência, encurtando o tempo de tratamento, fazendo com que os objetivos sejam alcançados de uma maneira mais rápida e os pacientes possam voltar a suas vidas o mais precocemente possível.
Segundo Danilo Rocha, Vitória da Conquista tem um grande índice epidemiológico de doenças pulmonares aguda e crônica, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica e, para estes casos, os resultados do programa de reabilitação são os melhores possíveis, o que implica em reduções do uso de medicamentos controladores de crise, tempo de internamento e de atendimentos em prontos socorros. Diversas pesquisas já comprovaram que quando esses pacientes são admitidos em um programa de reabilitação pulmonar diminui-se consideravelmente o percentual de mortalidade. Isso eu posso lhe afirmar com toda certeza: a reabilitação pulmonar aumenta consideravelmente a expectativa de vida, a condição geral e a qualidade de vida, afirma o professor e fisioterapeuta responsável pelo Instituto Support de reabilitação Pulmonar. O que é mais importante pra seus familiares e para o próprio paciente é que quanto ele se insere em um programa como esse, está tendo a certeza de que ele vai viver mais e vai viver melhor e esse é o nosso maior interesse e grande diferencial para a cidade de Vitória da Conquista”, concluiu. (www.blogdomauriciosena.blogspot.com.br)