Reunidos na governadoria, os integrantes do conselho gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas da Bahia aprovaram a proposta preliminar do projeto de estruturação de um fundo de investimento em participação para construção e operação do novo Centro de Convenções da Bahia. Após o encontro, ficou definida a publicação da Resolução nº 5/17 no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6).

Dentre as deliberações consta autorização para a empresa Reag Gestora de Recursos desenvolver estudos de estruturação de um Fundo de Investimento em Participação (FIP) destinado à construção e operação do novo Centro de Convenções da Bahia, juntamente com um complexo de negócios. A referida empresa é autora de uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada e desenvolverá esses estudos por conta e risco, sem custos ao Estado.

Ao comentar o andamento do projeto de estruturação do novo Centro de Convenções, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, afirmou, nesta quarta-feira (6) que o governo estadual avança com modelagem eficaz para equacionar o assunto. “Estamos com a Parceria Público-Privada (PPP) formatada”, disse. “A meta é erguer o novo Centro de Convenções e instituir um eficiente modelo de gestão que fortalecerá o turismo de negócios e eventos”.

A estimativa de investimento é da ordem de R$ 400 milhões numa área utilizável de aproximadamente 230 mil metros quadrados, situada no Parque de Exposições. O antigo Centro de Convenções ocupa área de 153 mil metros quadrados.

Na Avenida Paralela, o novo Centro de Convenções terá benefícios, como a proximidade do Aeroporto Internacional de Salvador e do Metrô, que facilitam o acesso. Além disso, a Costa de Itapuã possui um parque hoteleiro que reúne mais de 2.200 apartamentos e 4.400 leitos de renomadas redes regionais, nacionais e internacionais de hotéis. A região possui praias paradisíacas; patrimônios culturais e gastronomia de alto nível.

O Parque de Exposições manterá a realização dos eventos agropecuários com perspectiva de fortalecimento do agronegócio.

Repórter: Lenilde Pacheco